Jorge Sampaio - A vida política é mais activa a partir das comunidades.

Jorge Sampaio escolheu Timor-Leste, onde hoje termina a sua última visita como chefe de Estado, para fazer um balanço dos seus mandatos. E deixar avisos indirectos ao seu sucessor e a José Sócrates.[...] Em Díli, numa sessão sobre desenvolvimento político,

[...] As preocupações de Jorge Sampaio estendem-se a outros dois temas que lhe são caros a regionalização e a Justiça. Uma questão, colocada durante o colóquio, sobre o papel dos distritos no desenvolvimento de Timor deu-lhe o motivo.

"Essa pergunta podia ter sido feita em Portugal. Iam começar logo a dizer que estou a falar de descentralização ou regionalização", riu-se, sem que o humor o desviasse da resposta. "Sou a favor da proximidade da decisão. A questão pode é estar no tempo político. Começa a ser cada vez mais evidente que um Estado central que só tem preocupação consigo próprio não terá comunidades que percebam o que se está a fazer". Essa é a questão, sublinhou, que se coloca cada vez mais para evitar o fosso entre a política em geral e os seus cidadãos. Os exemplos não faltam. "Nos países desenvolvidos, as regiões reclamam mais condições de trabalho, o que tem tido resultados positivos. A vida é mais activa a partir das comunidades".


23/Fevereiro/2006

Comentários

Anónimo disse…
Nortugal.Info inaugura reportagens video. Concretamente, a tertúlia organizada pela Juventude Popular em que Rui Moreira e Rio Fernandes debatem a fusão Porto e Gaia.

Aqui: http://aptus.gotdns.org/nml/nortugal.info/view.asp?ID=828

José Silva
Mais redondo ainda do que um círculo!




E assim, como seria de esperar, volta-se sempre ao ponto de partida...




E com Cavaco, será diferente? Seria muito bom que ele nos surpreendesse...