Regionalização - Citações

18/Novembro/2004
Miguel Cadilhe

Considera que o atraso português em matéria de economia, finanças e administração pública deve-se ao facto do país nunca ter avançado com a regionalização.
«Como estaria hoje Portugal se há 25 anos tivéssemos regionalizado?
Tenho razões para pensar que estaria melhor, mais equilibrado, mas moderno, com uma administração pública mais descentralizada e eficiente e com umas finanças públicas mais controladas», acrescentou.

29/01/2005
Aguiar Branco (PSD)


Considera que o Porto apenas terá capacidade de reivindicação "captando centros de poder". E somente a regionalização pode ajudar a contrariar o declínio. Aposta na formação profissional e na captação de investimento, mas acaba sempre por resumir o "busílis" da questão à esfera política sem competências administrativas, o Porto não consegue dar o salto.
"O que tem faltado ao Porto e à região é peso político", atirou José Pedro Aguiar Branco (PSD), para quem só a regionalização poderá criar "uma massa crítica suficiente" para enfrentar o poder da capital".

27/Abril/2005
Carlos Zorrinho


Confirma que a Regionalização é uma bandeira dos socialistas para as autárquicas, "no quadro do que já está no Programa do Governo". Ou seja, no âmbito de um processo gradual de transferência de competências para as actuais cinco comissões de coordenação regional e regionalização dos serviços da administração pública, capaz de abrir caminho a um novo referendo sobre a regionalização, cujo timing Zorrinho aponta "para o início da próxima legislatura".

O programa eleitoral e de Governo apresentado por José Sócrates já assumia que se "impõe nesta legislatura a adopção de iniciativas tendo em vista a criação de condições políticas para um futuro referendo à regionalização". Agora, o facto de o manifesto autárquico retomar essa bandeira, prometendo "dar passos sólidos" na "preparação do caminho para uma regionalização que potencie a solidariedade territorial e a eficiência administrativa", mostra que esta é uma bandeira que os socialistas não estão dispostos a deixar cair.

Comentários