Trás-os-Montes quer aproximar-se da Europa


24/Abril/2004

A região de Trás-os-Montes vai apostar mais nos eixos viários e plataformas logísticas de ligação à Europa, com vista "a sustentar com maior competitividade a ligação aos mercados europeus".

A decisão foi tomada na sequência de uma recente reunião realizada, em Lamego, entre autarcas e técnicos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional- Norte (CCDRN), e na qual estiveram presentes, também, representantes da Estradas de Portugal, da Refer, da Direcção-Geral dos Transportes Terrestres e do Instituto Marítimo e Portuário.

A ideia, que segundo Ricardo Magalhães, vice-presidente da CCDRN, "mereceu acolhimento geral", pretende assegurar a integração da região nos principais eixos viários ibéricos e europeus, com a execução do Plano Rodoviário, no qual três eixos merecem principal atenção e prioridade o Itinerário Principal (IP) 2, de Celorico da Beira até Macedo de Cavaleiros; o Itinerário Complementar (IC)5 que cruzará a região até Mogadouro; e o IC 26, que passará por Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Moimenta da Beira e Sernancelhe".

O Plano Ordenamento (PROT) de Trás-os-Montes deverá estar concluído até ao fim do ano e integrará propostas técnicas que estão a ser preparadas pela Universidade de Trás-os- -Montes e Alto Douro. As acessibilidades e o turismo como geradores de desenvolvimento de outras potencialidades deverão ser as áreas com luz verde no acesso aos fundos do Quadro de Referência Estratégico Regional.

Comentários