Maioria dos portugueses não se interessa pelo País

O estudo «O Poder de Sedução de Portugal», que visa dar a conhecer o nível de envolvimento dos portugueses com Portugal, como marca, permitiu concluir que 85 por cento da população portuguesa residente em Portugal continental não está «envolvido» com o país.

Estes números sugerem-nos uma reflexão relativamente à necessidade urgente de avançarmos para uma novo modelo de estruturação politico-administrativa do País como forma de combater o alheamento progressivo dos portugueses face ao avassalador monocentrismo económico, politico e administrativo em vigor.

Comentários

Al Cardoso disse…
Pois se o modelo usado, nao tem produzido desenvolvimento economico, nao tem conquistado a maioria da populacao, nem tem promovido a tal coesao social, porque esperamos para regionalizar esta nossa nacao, que esta carente de algo que eleve o nosso moral.
Porque a vida e muito mais que futebol.
Anónimo disse…
Somos um país sem cidadãos. O estigma da ditadura ainda perdura.

O temor reverencial a Lisboa é uma herança que persiste.

«Regionalização» é uma pedrada no charco. Por isso aqui venho com regularidade.
Os portugueses continuam a sentir uma escondida vergonha de si próprios e do seu País.

Isso transcende em muito a problemática da organização política e administrativa do nosso País, mas também tem a ver um pouco com este tema.

A implementação da Regionalização no território continental poderá constituir, de certa forma, um novo motivo de estímulo colectivo e de orgulho na capacidade concretizadora e modernizadora dos portugueses.

E como diz o provérbio chinês, uma viagem de mil quilómetros começa com o primeiro passo...
Anónimo disse…
Pois... não lhes faria mal reverem o que o Engº Sócrates disse na campanha eleitoral sobre defice, economia, emprego e auto-estima. Resultou tudo ao contrário. Vejo os regionalistas muito convencidos de que aqui está a árvore das patacas. Não está. E nem precisam voltar ao "produzir e poupar" do António de Oliveira Salazar. Basta ser realista. Quem vai aumentar a produção para pagar aos "boys" da Junta Regional, da Assembleia Regional e de todos os serviços regionais que irão nascer como cogumelos?...