Mendes Bota quer PSD a discutir regionalização

«Regionalizar e Descentralizar Portugal» é o nome da moção que será apresentada por Mendes Bota, no Congresso do PSD, a decorrer na Póvoa de Varzim, de 19 a 21 de Maio. O documento tem como objectivo fazer com que a Regionalização volte a ser debatida dentro do partido.

«Há quem se preocupe muito com lugares na hierarquia do Partido, talvez em busca de melhores posicionamentos para outros lugares, noutros momentos. Não ignorarei a questão, mas essa não é a minha prioridade», afirma o líder do PSD/Algarve. Assim, prefere discutir uma questão que «sempre» defendeu e que considera ter «grande actualidade».

Mendes Bota defende a implementação da regionalização em Portugal e a realização de um novo referendo já em 2007.

«A região Norte está em acentuado declínio económico e social, e a região Centro anda lá perto. O Alentejo e os Açores marcam passo e o Algarve é uma ilusão provocada pelo efeito estatístico resultante do alargamento da União Europeia», afirma o social-democrata, que considera que «as assimetrias regionais e intra-regionais se acentuaram» depois do referendo de 1998.

Mendes Bota considera que «está na hora de uma segunda oportunidade referendária», até porque «em 1998, provavelmente, não se falou de forma suficiente dos crescimentos quantificáveis de Portugal, dos índices de desenvolvimento sócio-económico. Optou-se por uma forma redutora de abordar» a regionalização.

continuar a ler

Comentários

Al Cardoso disse…
Espero que este congressista consiga convencer os seus pares para este problema. No entanto e, pelas experiencias passadas e recentes, os partidos dizem uma coisa em governo e outra na oposicao.
A regionalizacao ja deveria estar ha muito feita, e o PSD tem muitas culpas na sua nao efectivacao, no entanto esta muito a tempo de arrepiar caminho.