Regionalização

2005-01-20 (antes das Legislativas de 2005)
Daniel Cordeiro Dias

A regionalização está há mais de 25 anos na Constituição da Republica.
Todos os governos tiveram a regionalização ou algo similar no seu programa. A único problema, em relação ao PS, terá sido um penoso e mal conduzido processo de referendo.

Temos a convicção (enquanto socialistas) que não haverá crescimento enquanto não for implementada a regionalização.

Então, porque não falamos nós de regionalização? Será que receamos alguma sondagem, receamos alguma vontade popular! Não quero acreditar em tal, porque então estaremos a pensar mal algo que ainda nem começamos.

O que correu mal com o processo do referendo da regionalização, foi a condução do processo em si, isto é: não obrigámos os vários parceiros a “denunciar” exactamente que modelos de regionalização, e então aconteceu o inevitável, impuseram-nos uma lógica de a favor ou contra, quando esses mesmos partidos perfilhavam nos seus programas a regionalização.

Só haverá uma saída! Trabalhar – por no papel qual o nosso modelo de regionalização e anunciar a nossa tese de “Pró-crescimento” e que o país finalmente irá ter o “Desenvolvimento sustentado” que tantas vezes foi anunciado!

Se obrigar-mos os nossos adversários a vir a terreiro falar do assunto, se tivermos a necessária maioria absoluta! Temos legitimidade para a executar, porque ela está patente na constituição e foi debatida no fórum eleitoral.

Tenhamos coragem!

Comentários

Anónimo disse…
A. Felizes

Vou utilizar o comentário para enviar o texto de um mail que não consigo fazer-te chegar.
Mas não pude deixar de ler este texto, que me recordou um aspecto curioso: em Terras de Bragança, o 1º Ministro "entrou mudo e saíu calado" sobre duas coisas importantes para os nordestinos: a Regionalização e o futuro do Instituto Politécnico de Bragança. Dá que pensar! Aqui fica a nota para reflexão futura.


Caro amigo A. Felizes

As minhas saudações.

Quase me apeteceu escrever isto no nosso "Regionalização", mas achei que não tinha sentido nem contexto.
A minha ausência na escrita e nos comentários deve-se apenas à dificuldade de arranjar tempo para reflectir sobre o assunto que nos move. E como essa situação ainda se vai prolongar por mais uns dias, achei que devia dizer qualquer coisa.
Estou a terminar (rever, corrigir, etc) o texto do 1º volume da minha monografia histórica sobre o concelho de Alfândega da Fé, que pretendo apresentar em 29 de Junho. Esse é o motivo. Quando terminar regresso à luta.
Até o meu Blog "parou", mas são coisas da vida.

Um abraço

F. Lopes

(Nota: Já tentei enviar este mail no dia 11, mas por razões que desconheço não seguiu. Será que tenho o endereço correcto?)