O conceito de Região

- O conceito de região tem sido utilizado tradicionalmente por geógrafos para organizar a informação geográfica. Recentemente, porém alargou-se a outros ramos científicos e deu origem, sobretudo nos economistas, à ciência regional.

- O conceito geográfico de região tem um conteúdo algo ambíguo, significando apenas subsistemas do sistema nacional, a um nível que se situa imediatamente abaixo do sistema nacional como unidade espacial genérica. O termo região é frequentemente utilizado para designar nação, mas também se utiliza, não raras vezes, para designar espaços supranacionais.

- É esta imprecisão de conceito que deu origem a duas interpretações bem distintas:

a) as regiões como realidades objectivas;
b) as regiões como criações mentais elaboradas com finalidades concretas

A primeira está ligada à escola geográfica francesa, enquanto a segunda é defendida pela maior parte dos geógrafos anglo-saxónícos.

De entre dos que consideram a região como realidade objectiva, há a distinguir a corrente tradicional que considera a região como um território concreto, resultado da interacção secular entre o homem e o seu meio - como consequência, a delimitação desse espaço seria intuitiva e a metologia aplicada no seu estudo consistiria na análise exaustiva dos elementos físicos e humanos; a corrente moderna, por sua vez, considera a região como uma estrutura, um sistema aberto, caracterizado por relações entre componentes (meio físico, economia, população, cultura) e entre lugares.

(continua)

Felisberto Reigado
- Desenvolvimento e Planeamento Regional

Comentários

Anónimo disse…
Também há as "Euro Regiões" para se fazer a Europa do futuro. Assim no caso do Ocidente da Peninsula Ibérica, o projecto final, não deve ser só a "Eurorexion" da antiga Galécia, mas também a "Finisterra Atlantica", juntando Portugal inteiro à Galiza, incluindo as ilhas ocidentais Atlanticas e este "Mar Lusogalaico" que nos une a todos. Será assim que a lingua a cultura e toda a história se cumprirão, dentro da União Europeia.