Regionalização - Delimitar os Objectivos

Cabe aqui sublinhar que a divisão do país em regiões e a constituição dos respectivos poderes regionais não é um objectivo em si, antes constituindo um meio imprescindível para o desenvolvimento económico e social, regionalmente equilibrado e socialmente justo.

Integrada no ordenamento social do território, a regionalização, enquanto ordenamento administrativo, constitui uma das suas peças fundamentais, porque não se limita a delimitar espaços físicos que desempenhem determinadas funções sociais mas tem associada a dotação de poderes emanados do voto popular para gerir os destinos das regiões.

Deste modo, pode dizer-se que, se a actual situação socioeconómica condiciona o modelo de regionalização, esta não deixará por sua vez de ter reflexos na localização das actividades económicas.

Antes, e mais importante do que delimitar as regiões, estão a delimitação clara dos objectivos da regionalização, a clarificação dos poderes aos órgãos de governo regionais e os meios a pôr à sua disposição (em particular o modelo de financiamento) e a questão das capitais regionais.

Comentários

Al Cardoso disse…
A delimitacao das regioes embora com acertos de acordo com a vontade maioritaria das populacoes, parece estarem a gerar grande consenco, que deveram ser mais ou menos as actuais regioes plano, concordo que havera coisas muito mais importantes que isso mas por algum lado se tem que comecar.
Quanto as capitais regionais, creio que deveriam ser o mais centrais possivel para toda a regiao, tendo sempre em conta as vias de comunicacao, nao tendo necessariamente que ser em nenhuma das ditas cidades grandes.
O Micróbio II disse…
A questão das capitais vai ser engraçada de discutir... valerá o critério do local mais central? Aqui na Beira Interior... Viseu, Guarda, Castelo Branco, Covilhã!!! Vai ser bonito!!
Al Cardoso disse…
Caro Microbio II:

Na nova provavel regionalizacao, nao havera lugar a Beira Interior, havera uma so Beira ou Centro, como preferem alguns chamar-lhe.
Portanto a juntar as cidades por si referidas havera tambem Aveiro, Coimbra e provavelmente Leiria, para so falar-mos nas maiores.
Para acabar com as "guerrinhas capitalinas" e que eu ja tenho sugerido era que a capital devera ser numa cidade pequena e central, que tal: Oliveira do Hospital por exemplo?
So tinham que seguir o exemplo da defunda Comurbeiras, que escolheu Belmonte em detrimento da Guarda ou Covilha.