Causa Comum do Algarve

Sérgio Martins in barlavento -semanário regional algarvio, 07.09.2006

Na recente Festa do Pontal do PSD foi anunciado que o PSD vai levar à Assembleia da República a redução de 75 por cento fundos comunitários para o Algarve. Mas o PSD, os seus eurodeputados, votaram favoravelmente esse corte em Bruxelas!?

Mendes Bota, líder do PSD-Algarve, também reivindicou mecanismos indemnizatórios para o Algarve: dinheiro directamente proveniente dos Orçamentos de Estado, além de outros fundos comunitários. Apoiado. Aliás é uma luta que todo o Algarve, de todos os quadrantes políticos, sociais e económicos, tem de travar mas dispensa-se politiquices.

Mas também são surpreendentes as declarações de Miguel Freitas, líder do PS-Algarve. Segundo o mesmo, a propósito da sua actual ida para trabalhar em Bruxelas, se o Algarve tivesse tido alguém em Bruxelas dentro da negociação dos fundos comunitários talvez tivesse sido diferente. Mas então qual foi o papel do Governo do PS? O Governo PS não representa o Algarve? Qual foi o papel dos eurodeputados do PS que acabaram por votar a favor do corte dos fundos comunitários para o Algarve?

O Algarve tem de facto problemas graves e estruturais e a redução nos fundos comunitários, acompanhada por cortes orçamentais nas Câmaras Municipais do Algarve segundo a nova lei das autarquias, sem mecanismos de compensação será efectivamente dramático.

Mas o que sobressai de todo este enredo é que o Algarve está a sofrer os efeitos de não ter uma estrutura regional forte e geradora de dinâmicas regionais, com um programa regional estratégico e mobilizador, democraticamente eleita e legítima, com peso representativo, institucional, político e negocial reconhecido por todos os agentes públicos e privados, regionais, nacionais e europeus. O Algarve perde por não ser uma Região Administrativa.

Aliás o Algarve pode ruir se os líderes políticos algarvios, todos os actuais e futuros, não se desamarrarem das politiquices, dos jogos de governo versus oposição, de cálculos eleitorais imediatos e de supostos ganhos de influência.

Mesmo partindo de prismas diferentes é possível uma aproximação. Sr. Mendes Bota, se já anunciou que vai bater-se pela regionalização dentro ou fora do quadro partidário e se dentro do PSD é uma luta quixotesca, não é tempo de dar um passo em frente? Sr. Miguel Freitas não é tempo de começar a preparar o Algarve para a regionalização anunciada pelo seu Governo lá para o ano de 2009?

A actual Causa do Algarve é clara. Excelentíssimos Senhores António Goulart (CGTP-IN), Cabrita Neto (AIHSA), Elidérico Viegas (AHETA), Fernando Reis (Jornal do Algarve), Hélder Martins (RTA), Hélder Nunes (Barlavento), Henrique Dias Freire (Postal do Algarve), João Guerreiro (Universidade do Algarve), João Pina (Algarve Mais), José Manuel do Carmo (Bloco), José Mateus Moreno (Região Sul), Macário Correia (AMAL), Mendes Bota (PSD), Miguel Freitas (PS), Rui Fernandes (PCP) e Vítor Neto (NERA), podem se fazem favor juntar-se à volta de uma mesa para discutir e agir em torno do Algarve, da descentralização administrativa e da regionalização.

Comentários

Anónimo disse…
Não vão fazer coisa nenhuma. O Algarve, para cada um deles, só interesse se fôr exclusivamente "SEU". Como nenhum está seguro de ter o Algarve só para si, vão "encanando a perna à rã"... Como dizia o outro... Conversa de bananeiro para enganar Mapuatas...