O mau exemplo para a Regionalização


DN - Madeira
01/Outubro/2006


"Guerra" das Finanças Regionais
Jardim manda cobrar rendas aos serviços do Estado

Despacho do presidente do Governo Regional visa recuperar quebra de receitas determinada pelo "governo socialista".

É um despacho violento, com uma terminologia "sui generis", ao jeito de Alberto João Jardim. Apesar de ainda não estar publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM), o DIÁRIO apurou que a presidência do Governo Regional fez chegar à vice-presidência e demais secretarias regionais um despacho, onde Jardim manda os serviços tutelados pelo Governo Regional cobrarem, sem perdão, os valores dos serviços e das rendas devidas pelos diferentes organismos do Estado que têm representações na Madeira mas estão alojados em edifícios propriedade da Região.

Comentários

Al Cardoso disse…
Algo do genero ja previa o Dr. Ruas presidente da Associacao Nacional de Municipios de da Camara de Viseu. Bem atento o Dr. Jardim veio por a ideia em accao.

Ate nisso estao em sintonia.
Anónimo disse…
Pois... mas como vivemos numa democracia, só o voto do povo pode alterar estas coisas. Como se trata de decisões erradas, os eleitores irão punir estes políticos... ou talvez não. Quem sabe?! É só aguardar.
Al Cardoso disse…
"Ou talvez nao" como diz o anonimo.

Ainda a procissao vai no adro, aguardemos pois.
Anónimo disse…
Fiquei sem saber onde está o "mau exemplo" para a regionalização: se no Alberto João Jardim ou na obrigação de o estado português pagar as rendas do prédios que ocupa.
Espero que o mau exemplo resida no Alberto João, na sua índole, e não no facto de o estado ter de pagar as rendas que eu, você e qualquer português também pagamos.
Caro Reitor,

Exactamente...o que aqui se pretende evidenciar é o factor negativo para a causa da Regionalização, consubstanciado na má imagem institucional do Sr Alberto J Jardim.

É recorrente ouvirmos dos adversários da Regionalização o argumento que esta poderia dar ao país novos Albertos Joões.
Anónimo disse…
Pobre país. Quem quer fazer figura, bate no Alberto João. Não fosse a UE dizer qual é o PIB madeirense, e todos diriam que era invenção do AJJ. No Jardim, o Sócrates pode bater à vontade. O povão está com quem bate. Já não se percebe muito bem a "perna aberta" para os Açores. Vidé o número de Deputados regionais. A Madeira do Jardim reduz de 68 para 47. Os Açores do César, sobe de 52 para 57. Aqui se aplica duplamente a tal da "mulher de César".
Suevo disse…
Eu ao contrario do antonio Almeida Felizes acho que Alberto João Jardim é um exemplo, mas não um mau exemplo.

O que faz falta ao Norte de Portugal é um Alberto João Jardim, se tivessemos um Jardim não seriamos a região mais pobre da UE a 15 estados.
Caro Suevo,

Como já tive oportunidade de dizer noutras alturas, considero que o Sr. Alberto João Jardim tem feito um bom trabalho na Madeira, como o atesta o PIB madeirense - quase 90% do PIB médio Europeu.

Todavia também sabemos que estes resultados têm muito a ver, quer com a zona franca da Madeira, quer com o recurso a um endividamento excessivo e sistemático.

Sabemos ainda que não há muitos anos, o Estado Central substitui-se ao governo regional e pagou uma enorme dívida contraída pela Madeira.

É evidente que este tipo de comportamento "gastador" não se coaduna com um dos objectivos centrais da regionalização que é exactamente o permitir através de uma completa reforma administrativa diminuir a despesa pública global.

Cumprimentos,