Ainda o Retrato dos Municipios Portugueses



















Na análise à Despesa Total dos Municípios em 2002, verificou-se a preponderância do Investimento na generalidade dos Concelhos, o que em termos médios se traduziu num peso de 38,9%.

O Investimento continua, apesar de tudo, a não ser uniforme, dando-se o caso de 5 dos Distritos mais populosos serem responsáveis por 50% do total do Investimentono ano de 2002, sendo que estes mesmos Distritos contribuem em 67% para o Défice Municipal. Assiste-se de facto, a uma relação directa entre Investimento e contributo para o Défice.

Detecta-se que mais de 50% dos Distritos têm como principal fonte de receita as Transferências do Estado, denotando-se a clara dependência em relação a este tipo de receita. Isto traduz-se na menor capacidade dos Municípios, principalmente do Interior, gerarem receitas próprias, facto que se deve ao menor número de contribuintes líquidos (áreas com menor densidade populacional que a média nacional) e à menor intensidade da actividade económica local e regional.

Apesar das grandes tendências serem detectáveis numa análise de base distrital ou regional, apenas descendo ao detalhe do concelho é possível obter um retrato mais fiel da realidade local, uma vez que ao nível distrital se verificam diversas assimetrias. No total dos 308 Municípios Portugueses, 40 são responsáveisporcerca de 50% da Despesa efectuada em 2002, concelhos estes que apresentam os maiores índices populacionais.


Fonte - DELOITTE

Comentários