Hino do Algarve

Ex.mo Senhor Presidente da AMAL – Grande Área Metropolitana do Algarve
Rua General Humberto Delgado, n.º 20, 8000-355 Faro

Sua referência:


Data:14-12-06

ASSUNTO: Hino do Algarve

Prepara-se a Orquestra do Algarve para apresentar no Teatro Municipal de Faro uma peça musical sob a égide de se constituir Hino do Algarve.

A iniciativa, sem desprimor para os autores da letra e música, será fugaz, ligeira e sem marca de futuro.

Um Hino é uma composição musical, na maior parte dos casos de cariz patriótico, aceite pelo povo de um país como a música oficial, sendo que existem estados que reconhecem oficialmente a existência de hinos de uma região, quando a mesma possui autonomia política e legislativa.

Tendo o resultado do referendo à regionalização sido aquele que infelizmente conhecemos, ainda que exista uma identidade regional, populacional e territorial, não existe autonomia política que legitime a instituição de um Hino do Algarve.

Não é, certamente, com um hino que o Algarve conquistará legitimidade e força política, nem este, por outro lado, disfarçará as fragilidades que a própria AMAL tem revelado para a criação de uma opinião regional forte e sustentada em matérias cruciais para o Algarve, de que o exemplo mais recente é a ausência de um trabalho de fundo no seio da AMAL sobre o PROTAL.

Descontada a bondade e empenho de V. Ex.a, trata-se, pois, de uma acção forçada e inconsequente.

O Algarve precisa de regionalização. Não de um evento pontual e sem identidade popular. Porque, como hino, por nós, preferimos a "Alma Algarvia".

Faro, 14 de Dezembro de 2006

O Presidente da Câmara Municipal de Faro,
José Apolinário

Comentários

Anónimo disse…
Ah grande camarada Apolinário! Assim é que se fala... perdão, se escreve. O Algarve ainda há-de ser nosso. Mas sem hinos. Quando quisermos cantar temos coisas do Zeca, a Grândola, a Catarina... sei lá, talvez até a Internacional. E conhecendo, como conheço, o teu projecto de regionalização para o Algarve e o trabalho que tens tido junto dos "centralistas" do Terreiro do Paço, oh camarada, tens aqui um apoiante e candidato a uma assessoria na tua Junta Regional...
O Micróbio II disse…
UM SANTO NATAL E QUE 2007 SEJA DE FACTO UM "ANO ÍMPAR"... :-)