Contas Regionais 2000 / 2004



Lisboa é única região com riqueza por habitante acima média comunitária.


Os dados vêm em PIB per capita, medidos em paridades de poder de compra. Lisboa surge como a única de sete regiões que conseguiu ultrapassar a média comunitária, aproximando-se dos 110 por cento desta.

O Norte, apresenta uma percentagem que não vai além dos 62 por cento da UE 25, apresentando-se como a região com maior afastamento face aos parceiros comunitários.

O Norte, apesar de ser uma área do país geradora de muita riqueza, tem disparidades muito acentuadas, apresentando-se o Grande Porto com valores Maximo e a zona do Tâmega como Minimo regional.

Entre 2000 e 2003, o crescimento médio anual do Produto Interno Bruto do país foi de 4,3% em termos nominais e de 0,7% em termos reais.

No mesmo período, a Região Autónoma dos Açores (RAA), a Região Autónoma da Madeiraem (RAM), do Algarve, do Alentejo e do Centro, superou a média nacional (4,3%), respectivamente com crescimentos médios de 7,0%, 6,8%, 6,7%, 4,5% e 4,4%. Em volume, a RAM foi a região que registou maior aumento nesse período, na ordem de 3,2%; pelo contrário, o Norte apresentou diminuição real, na ordem de -0,2%.

Portugal gerou nesses quatro anos uma riqueza por habitante de 77 por cento da produzida pela União Europeia a 25 Estados-membros.

Fonte - INE

Comentários