QREN Regional



As ajudas comunitárias previstas no QREN totalizam 21,5 mil milhões de euros dos quais apenas 7,3 mil milhões de euros serão para os sete programas regionais portugueses.

- Norte ... 2,7 mil milhões de euros (47% das verbas de Programas Regionais), mas mesmo assim regista cortes nas ajudas na ordem dos 5,4% perdendo relativamente ao Quadro anterior 153 milhões de euros.

- Centro ... 1,7 mil milhões de euros

A Região Centro está, com o Norte e o Alentejo, entre as regiões de convergência. Isto significa que é também das que mais vai receber, porque regista um atraso que é preciso corrigir.

- Alentejo ... 0,868 mil milhões de euros

O Alentejo está entre as regiões mais desfavorecidas, mas como tem uma baixa densidade populacional, as verbas que tem a receber não chegam aos mil milhões de euros

- Ilhas ... 1,1 mil milhões de euros

Os Açores estão entre as regiões que mais vão receber, mas o caso das ilhas a contabilização é diferente, já que contam com financiamento comunitário específico.

As quebras no financiamento face ao orçamentado no QCA III são nítidas, a nível de Programas Regionais, muito embora haja alterações metodológicas significativas, o que torna as comparações complexas. Mas, segundo cálculos efectuados pelo JN, Lisboa e Vale do Tejo, que já ultrapassou os critérios de convergência, tem um corte de 79,8% nos apoios, angariando agora cerca de 306 milhões de euros. Face aos valores anteriores, perde 1,2 mil milhões de euros. Pertence ao Algarve a segunda maior descida face aos valores do quadro anterior, esta região sofre um corte de 63,5%, perdendo 304 milhões de euros.

No global as ajudas comunitárias previstas no QREN totalizam 21,5 mil milhões de euros de financiamento comunitário que alanvacará um investimento global na ordem dos 44,7 mil milhões de euros. Ou seja, Estado Português e privados devem participar neste esforço com 23,2 milhões.

Fonte - JN

Comentários