E esta ...!

O secretariado técnico da União Europeia não vai afinal ficar sedeado em Vigo. Badajoz foi a cidade escolhida, tendo assim frustrado as aspirações da Galiza. A notícia foi ontem avançado pelos jornais espanhóis e a edição galega do El País, diário de Madrid, atribui a escolha da Extremadura, em detrimento da Galiza, à pressão exercida pelo Governo Português junto de Madrid.

A sede do secretariado técnico da União Europeia, vai gerir os programas de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, no período entre 2007 e 2013, onde estão incluídos os previstos para a Galiza e para o Norte de Portugal.

Ainda segundo aquele jornal, Badajoz impôs-se à candidatura de Vigo, em parte graças aos interesses do governo português em não incentivar iniciativas que possam fomentar um maior poder em torno da cidade do Porto, uma vez que existem relações privilegiadas entre as duas regiões do Noroeste Peninsular..

O El País ressalva que a decisão ainda não é oficial, também Salamanca está “na corrida”, mas que já foi confirmada por fontes quer do ministério da Economia espanhol, quer dos governos da Galiza e da Extremadura. O jornal diz ainda que o desejo do executivo português de não incentivar um possível crescendo de importância daquele território que é hoje o da Comunidade de Trabalho, acabou por ser decisiva na escolha da sede do secretariado técnico da EU, contrariando assim as aspirações do Governo de Pérez Touriño.

Comentários

Al Cardoso disse…
Caso fossem essas as razoes da transferencia, creio ser uma pessima ma influencia do governo centralista de Lisboa!

No entanto ate creio que tanto Badajoz ou Salamanca estaram mais centrais tanto para Portugal como para a Espanha.

Saudacoes d'Algodres.
Anónimo disse…
Isto é muito grave!