Mais um "adepto incondicional" da regionalização

O presidente da Câmara de Évora reafirmou hoje ser "adepto incondicional" da regionalização, defendendo a criação de uma única região administrativa no Alentejo. Em declarações à agência Lusa, nas comemorações do 33º aniversário do 25 de Abril, José Ernesto Oliveira afirmou "Penso que o país, sobretudo o interior, tem perdido muito por não ter ainda esse instrumento administrativo e político já em curso".

Com a criação das regiões administrativas, segundo José Ernesto Oliveira, o interior do país passaria a ter "órgãos legítimos que pudessem pugnar pelos interesses das populações".

Quanto à situação concreta do Alentejo, o autarca preconiza a criação de uma única região, abrangendo os distritos de Évora, Beja e Portalegre, e considera que "Uma região Alentejo é o que faz sentido histórica, cultural e economicamente", tendo justificado ainda a sua opinião com a necessidade de a região "ganhar escala suficiente para projectar o desenvolvimento".

Comentários

Anónimo disse…
Muito bem. Falta acrescentar que a Região Alentejo vai "receber" os quatro concelhos do litoral alentejano (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines), actualmente integradoos no distrito de Setúbal. Eventualmente Coruche. Talvez, mais alguns concelhos fronteiriços... com o Alto Alentejo.
Anónimo disse…
Concordo plenamente. Os acertos fronteiriços são a última coisa que deve pesar neste processo: porque são a primeira coisa que poderá, em qualquer oportunidade, ser revista posteriormente!

A. das Neves Castanho.