Referendo à Regionalização

O secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, disse esta sexta-feira em Leiria que um novo referendo sobre a regionalização só irá decorrer na próxima legislatura, com um mapa baseado nas actuais Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), informa a agência Lusa.

Esta proposta irá dividir o distrito de Leiria por duas regiões (Lisboa e Vale do Tejo e Centro) que terão serviços desconcentrados em separado, mas Eduardo Cabrita admite a possibilidade de virem a ser apresentados projectos comuns, que unam os concelhos da região.

«O que está no programa do Governo é claro: reorganizar o Estado, a administração pública, criar mecanismos de coordenação de estratégias de desenvolvimento à escala regional», afirmou à Lusa.

Depois, «na legislatura seguinte o Governo vai perguntar aos portugueses se entendem que este espaço regional deve ser apenas um nível de racionalização das políticas de Estado ou também deve ser um espaço de afirmação da vontade própria das regiões», explicou o secretário de Estado, que se mostrou favorável á regionalização. «Entendo que o centralismo é um entorse ao desenvolvimento do país», disse.

Comentários

António Fonseca disse…
Gostaria de acreditar no sr. Eduardo Cabrita, mas prefiro esperar (não muito) para ver.

Lamento é que o Governo deixe a regionalização como uma evolução refém para a próxima legislatura. Política....

Quanto à questão de Leiria, os seus habitantes saberão bem ultrapassar esse problema, e que se calhar até nem o é.
Anónimo disse…
O Governo não podia ter escolhido actor mais adequado. O E. Cabrita assenta que nem uma luva. Eles vão fazer o trabalhinho e depois perguntam, ao "zé" se chega assim ou querem mais. Claro que vão dizer, eles ou outros, que se quiserem mais, vão ter que pagar. Com que dinheiro? Perceberam? Vai ficar tudo tal como for feito por este governo. Ou melhor, tal como fez Marcelo Caetano, dividindo o SUL em Alentejo e Algarve...