Investigação - Universidade do Porto, a melhor do país

A Universidade do Porto surge no 11.º lugar no Ranking Ibero-americano de Instituições de Investigação, que avalia a produção científica desenvolvida em cerca de 750 universidades e institutos de investigação de 10 países ibero-americanos.

No topo da classificação, referente à produção científica realizada em 2005, o último ano de avaliação, aparece o CSIC Madrid, seguido da Universidade de S. Paulo (Brasil) e da Universidade Nacional Autónoma do México.

Além da Universidade do Porto, surgem também nesta lista a Universidade Técnica de Lisboa (19.ª), a Universidade de Lisboa (26.ª), a Universidade de Aveiro (31.ª), a Universidade de Coimbra (33.ª), a Universidade Nova de Lisboa (39.ª) e a Universidade do Minho (61.ª).

Por áreas de produção científica, o melhor desempenho da Universidade do Porto foi alcançado em Tecnologia Química (3.º lugar), seguindo-se Engenharia Mecânica, Naval e Aeronáutica (4.º lugar) e Ciências da Computação e Tecnologia Informática (7.º lugar).

O Ranking Ibero-americano de Instituições de Investigação avalia a produção científica de cerca de 750 universidades e institutos de investigação em Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru e Venezuela.

Comentários