Norte - Dinheiro caiu a pique

adelino meireles
02/Maio/2007



A região Norte é a que tem a menor capitação das despesas de investimento da Administração Central e, dentro desta, o distrito do Porto sofreu uma nova quebra com este Governo.

Os números são do PIDDAC, o Programa de Investimentos e de Despesas de Desenvolvimento da Administração Central. A Região Norte, no seu todo, continua a ser prejudicada. Este ano, perdeu 287 milhões de euros, passando de 963 milhões para 676 milhões de euros (menos 30%). A Região de Lisboa e Vale do Tejo, apesar de uma descida maior, de 33%, continua com mais dotação 791 milhões de euros para gastar.

Olhando para os números específicos do Minho, este perdeu, com o PIDDAC de 2007, 38 milhões de euros. E o distrito de Viana do Castelo voltou a ser colocado no último lugar da lista

No caso do distrito do Porto repete-se uma redução verificada desde 2005. Em 2006, recebeu menos 660 milhões de euros face a 2005; e em 2007 sofreu uma penalização de 220 milhões. Feitas as contas, o montante atribuído para este ano corresponde a pouco mais de um quarto do valor de 2005. Assim, 324 milhões de euros foi o valor consagrado em PIDDAC para projectos no distrito do Porto durante 2007. Para 2006, foram 542 milhões de euros.

Pior só em 1997

Se o PSD diz que é necessário recuar dez anos para encontrar uma dotação inferior à actual, o PS argumenta com a canalização de investimentos e apoios para o distrito através de programas nacionais, inscritos no PIDDAC mas não regionalizados. E destaca, também, a canalização de investimentos privados e fixação, a Norte, de laboratórios, como o de nanotecnologia em Braga, de veterinária em Vila do Conde, ou das energias no Porto.

Para devolver as críticas, o PS acusa os sociais-democratas de, no Governo, terem recorrido ao "empolamento das verbas inscritas no PIDDAC regionalizado". Dos cerca de 1,2 mil milhões de euros inscritos em 2005, 55% corresponderam ao metro do Porto, lembram os socialistas.

O metro é outra "vítima" dos atrasos. Para esta segunda metade da legislatura, o Governo compromete-se a lançar, ainda este ano, os concursos para as linhas de Gondomar e Gaia e, em Abril, o concurso global para as restantes.

Outros projectos a concretizar, tardiamente, são a Autoridade Metropolitana de Transportes, a construção do Campus da Justiça no Porto, a concessão do Douro Litoral e o alargamento das autoestradas A3 e A4.

Para 2009, há a previsão de se iniciar a construção da ligação por alta velocidade entre Porto e Vigo, que passa por Braga.Um investimento de 241 milhões de euros.

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