O que se pensa aos berros e se diz… murmurando !

1.
No referendo à regionalização realizado há oito anos, Rui Rio foi um convicto defensor do não.
Apesar de ainda achar que a proposta de então não servia os interesses do país, o presidente da Câmara do Porto diz-se agora disponível para se encontrar uma solução que possa contar com o seu voto favorável.
in "O Primeiro de Janeiro" 19/03/2007

2.
A Regionalização não deve ser transformada em mito mas deve ter uma ideia mobilizadora!
A regionalização apenas nas mãos de protagonistas políticos, sejam eles quais forem, é um cadáver adiado.
Lino Cabral - "Contributos para a ideia da Regionalização"

3.
A Regionalização, como tudo, terá os seus inconvenientes mas tem, sem dúvida, tantas mais vantagens quanto durante anos a fio os governos sucessivos deste país tiveram e têm tendência para a macrocéfala concentração do poder, como vem sendo constatável.
Portanto, não me parece que haja aqui qualquer sintoma para a criação de mitos, mas antes tentativas (já quase desesperadas, é certo) de optar por outro tipo de governabilidade.
Rui Valente - "Regionalização+Protagonismos+Recrutamentos"
---------------------------

comentário:
O facto, que é quase consensual no Norte, é que com este regime centralista, adiando novos investimentos a norte do Vouga, quando se gastam anualmente centenas de milhões de euros em benesses para a "oligarquia a banhos nas margens do Tejo", a Regionalização impõe-se…
A enorme subida do desemprego e os baixos salários dos que têm emprego, só podem ser contrariados com uma deslocalização de serviços públicos para o Norte, e com estratégias rápidas de apoio ao desenvolvimento empresarial, decididas e geridas regionalmente.
É exigível um urgente programa de reactivação cultural do Norte, através de uma estrutura politico-social que somente se conseguirá com representantes eleitos e não com comissários nomeados directamente ou indirectamente pelo Terreiro do Paço.

Publicado no "Gallaecia"

Comentários