O Centralismo no seu pior.

Notícia:
A directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, Maria Celeste Cardoso, foi exonerada pelo ministro por não ter retirado um cartaz das instalações do centro contendo declarações de Correia de Campos “em termos jocosos”. O despacho de exoneração da licenciada Maria Celeste Vilela Fernandes Cardoso foi publicado ontem em Diário da República.

Não me interessa aqui fazer qualquer tipo de consideração sobre o mérito desta decisão. Neste caso, o que para mim é verdadeiramente interessante e relevante, é o facto de, só num país doentiamente centralizado é que um ministro da república tem a competência directa de nomear ou exonerar um simples director (sem qualquer menosprezo para ninguém) de um qualquer centro de saúde que, a maior parte das vezes, nem sequer sabe onde fica.

Comentários

Fliscorno disse…
Sendo certo que o cerne do problema está na nomeação política destes cargos, não vejo como a regionalização poderia evitar estas tristes situações.

Ou vai dizer-me que com a regionalização se acabariam as nomeações políticas? Independentemente da resposta, o problema pode ser resolvido com ou sem regionalização: basta que as pessoas sejam seleccionadas pela sua competência e não pela posse do cartão do partido no governo.
Anónimo disse…
Muito bem!