Regiões - Sim!

Sempre tenho defendido a regionalização do País. Na Idade Média, as regiões enriqueceram as monarquias.

Foi a divisão do poder político, económico e jurídico que permitiu uma justiça mais eficaz, uma divisão da riqueza mais adequada aos cargos exercidos, uma sociedade mais solidária e fraterna.

O regime feudal mostrou, durante séculos, que deveria ser o regime ideal de uma sociedade justa e avançada culturalmente.

A soberania regional-local, não pode deixar de dar às populações um poder real, um poder que não se confunde com os interesses da centralização.

O sistema absolutista que vigorou durante o regime monárquico e que era fortemente centralizador arruinou os alicerces da monarquia portuguesa e permitiu, em pleno regime repúblicano, a ascensão de uma ditadura também centralizadora.

As medidas tomadas por este Governo no que respeita à Saúde e à Educação, designadamente no interior, já a desertificar-se, num assustador êxodo para Lisboa e arredores (sobretudo), não pode deixar as autarquias indiferentes. Os interesses fundamentais das suas populações devem ser urgentemente defendidos.

O Algarve, que se integrou em Portugal tardiamente,em relação ao resto do nosso país, tem uma situação histórica e geográfica específica, que o deverá pôr na dianteira do Movimento "Regiões, Sim".

Teresa Ferrer Passos (escritora)
www.harmoniadomundo.net

Comentários