Sobre as Freguesias de Lisboa ...



«(...) Sobre as Freguesias de Lisboa, todos os Candidatos defendem uma "associação voluntária" (sic) de Freguesias, à excepção de Ant.º Costa, que relembra, muito bem, a inoperância da comissão destinada, desde 82, a propor as necessárias alterações (...)»

NÃO CREIO em voluntarismos associativistas em matéria de Administração Pública!

Ou há coragem e determinação "napoleónica" para levar as reformas para a frente, ou nunca passaremos das "boas intenções" demagógicas e populistas.

Assim será, igualmente, com a REGIONALIZAÇÃO do Continente.

Desejo, pois, essa coragem e capacidade política ao Dr. Ant.º Costa, para que Lisboa possa dar, talvez daqui por uns quatro anos, o "pontapé de saída" da Regionalização (numa perspectiva GLOBAL) com uma redução drástica no seu número de Freguesias.

Com diálogo e transparência, bem entendido, mas também firmeza e determinação, assim como capacidade técnica e política, para não se ficar a "patinar", nem se deixar alongar demasiado o processo.

E tendo sobretudo em atenção que essas novas Freguesias (há também quem lhes chame, à boa maneira anglófona agora tão em moda, "distritos urbanos") devem ter o potencial "genético" para, no futuro, se transformarem na nova entidade de base da estrutura administrativa metropolitana de Lisboa, logo abaixo da Região!

Podemos chamar-lhes Municípios Metropolitanos, ou outra coisa semelhante, resultariam assim da fusão das actuais Freguesias e Concelhos da A. M. L. e, em Lisboa-Cidade, bastariam por exemplo, os seguintes:

- Lisboa Antiga;

- Lisboa-Centro;

- Lisboa-Ocidental;

- Lisboa-Norte;

- Lisboa-Oriental.


De 1 Concelho + 53 Freguesias passaríamos a uma Região + 5 Municípios Metropolitanos (que, até à criação das Regiões Administrativas, seriam as cinco novas Freguesias de Lisboa).

E processos semelhantes deveriam então produzir-se em todos os Concelhos Metropolitanos, de modo a, de certa forma, uniformizar as dimensões e populações de todos os novos Municípios Metropolitanos, indispensáveis a uma adequada estruturação administrativa no interior da Região Metropolitana de Lisboa.

Ant.º das Neves Castanho

Comentários

Anónimo disse…
A minha Prima que é autarca, diz que em Lisboa, bastava três ZONAS. 1 - Lisboa Centro, da Av Ceuta, Pr. Espanha, Av. Berna, Areeiro, Beato. 2 - Ocidental, de Belém a Carnide e 3 - Oriental, do Lumiar a Olivais/Marvila. Mais avenida, menos avenida... Mas seriam, isso sim, municipios de "corpo inteiro".