Marques Mendes é agora pela regionalização?


Capítulo I

Afinal, Marques Mendes é agora pela regionalização: "numa deriva regionalista defendeu a autonomia para a junta metropolitana do Algarve". O (ainda) líder do PSD anunciou que irá apresentar um projecto de lei para reforçar os poderes da Junta Metropolitana do Algarve. O inimitável Macário Correia esclareceu o alcance da medida: "Trata-se de um contributo considerável para que se avance para a regionalização, e é muito bem-vindo".

A regionalização algarvia proposta por Mendes suscitou o seguinte comentário a Menezes: «Temos que apresentar propostas de âmbito nacional e não ter proposta de uma cor no Algarve, de outra cor em Trás-os-Montes, para agradar circunstancialmente a este ou àquele eleitorado ou a determinados militantes em determinada circunstância partidária. Não podemos ter discursos ‘à la carte’».



Miguel Abrantes in "Câmara Corporativa"


Capítulo II

No seu discurso de encerramento da Festa do Pontal, em Quarteira, terça-feira à noite, Marques Mendes anunciou que o PSD vai apresentar um projecto de lei no Parlamento para «reforçar» os poderes da Junta Metropolitana do Algarve, defendendo maior autonomia para a região.

Segundo o presidente do PSD, o objectivo é descentralizar serviços do Algarve e dar aos algarvios «capacidade de decisão com autonomia», tratando-se de «uma experiência-piloto».

Em declarações à Lusa, Macário Correia, também porta-voz nacional da candidatura de Marques Mendes à liderança do partido e defensor da regionalização, considerou hoje que a proposta é «benéfica para o Algarve».

«É uma proposta concreta e positiva para a descentralização efectiva e para um reforço dos poderes da base electiva no Algarve e da instituição supra-municipal», disse Macário Correia.

«Trata-se de um contributo considerável para que se avance para a regionalização, e é muito bem-vindo», adiantou.

in "SOL"

Comentários

Tem absoluta razão, L. Filipe Menezes.

Mas se há propostas novas, elas que surjam, não só em discursos festivos. Não há que fazer juízos preconceituosos antes de sabermos em concreto qual a nova postura de Marques Mendes perante um problema que já não mais pode sufocar dentro do seu Partido.


E é sempre bom constatar que a importância dada à Regionalização sobe gradualmente de nível no discurso político...
Al Cardoso disse…
Sempre estamos a tempo de mudar de opiniao, no entanto espero caso Marques Mendes ganhe a eleicao, que esta mudanca de opiniao nao tenha sido unicamente eleitoral!
Anónimo disse…
esta é muito engraçada, mesmo muito.

Os nortenhos, fartam-se de espernear para avançar a regionalização, serem regiao autonoma e terem autonomia, muita autonomia.
Fartam-se de resmungar, barafostar, escrever, etc e nem sequer região autonoma têm.

O povo Algarvio, nunca se manifestou muito, ok podiam ser a favor da regionalizaçao, mas nao tinham grande vontade em ser regiao autonoma como o Norte e de mao beijada, sem lutarem, nem pedirem, este politico quer dar-lhes a regiao autonoma!!

Será que esta aqui algum truque de corrupçao? para poderem construir mais no Algarve?

É que o povo do Norte, quer e precisa muito mais da autonomia do que o Algarve.
Os nortenhos até invocam o facto de serem uma nação dentro de Portugal, por serem galegos, por terem diferenças nisto e naquilo.

É ironico que o povo que mais quer e lutou não recebe autonomia, e os Algarvios que estavam-se nas tintas para a regionalizaçao e autonomia e vão tê-la. Muito engraçado