Perspectiva de um Madeirense


Bruno - "Atlantic Pearl"

MADEIRA E AÇORES: AUTÓNOMOS PORQUÊ?

Será que o simples facto de serem regiões insulares e ultraperiféricas não o justifica?

Pois é verdade que nós os insulares temos algumas benesses na qualidade de regiões autónomas, mas e as desvantagens?

Será justo que dentro do território nacional uma simples deslocação seja dificilmente conseguida por menos de € 300?

Na qualidade de continental, que provavelmente visita a Madeira por motivos de lazer… se calhar não se notam as diferenças…
Mas na qualidade de “ilhéu” que por vários motivos, necessita de recorrer ao poder central… a coisa muda de figura…

Ora vejamos…

Se todos os processos, qualquer que seja a sua natureza, necessitarem de ir a Lisboa? O tempo que se perde… (tempo é dinheiro…)
Em casos de saúde… ou profissionais… são inúmeros os madeirenses que necessitam de recorrer a instancias continentais por falta de condições e/ou órgãos superiores na ilha…
As dificuldades que sentimos pela falta de espaço para nos expandirmos…?
Os custos de colocar na Madeira tudo aquilo que chega a Portugal continental por via rodoviária… (é o preço de mercado mais o preço do transporte aéreo e/ou marítimo…)

Entre outros inúmeros factores, será que estas razões não justificaram o estatuto das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores?

Em relação à “meia dúzia” de habitantes… será que somos assim tão poucos… uma região com cerca de 260 mil habitantes, que possui uma densidade populacional (cerca de 300 hab./km²) superior à média do país e mesmo da EU… somos poucos, mas existimos...

Ainda existiram dúvidas que a Madeira, depois do Algarve, é dos destinos turísticos mais procurados em Portugal…

Uma coisa é realidade… não temos capacidade de sermos auto sustentáveis… estamos e estaremos sempre dependentes de Portugal continental… mas ainda bem, pois sou um PORTUGÊS com orgulho na minha bandeira… pena é que alguns não sentem orgulho em todos os portugueses…

Mas estamos num país democrático e acho que todos temos direito a uma opinião…

Comentários

Sim, felizmente vivemos num País democrático e todos temos direito a uma opinião.


A perspectiva de um madeirense ou de um açoriano, obviamente, não é nem mais nem menos válida do que a de um scalabitano, egitanense, albicastrense ou vilarregense.


O problema é que os açorianos e os madeirenses contam DE FACTO com toda essa solidariedade de que fala, material e pecuniária, tida por muito natural e justificável, por parte dos contribuintes continentais, MAIS a honra e o privilégio de possuir um Governo e uma Assembleia Legislativa!


Os Continentais, pelo contrário, que em trinta anos ainda NUNCA regatearam essa solidariedade e ajuda, têm como contrapartida não terem sequer o "direito" de umas regiõezitas autárquicas, muito menos sonantes do que as Autonomias insulares!


A questão é esta: ninguém quer tirar nada às Ilhas, mas se menos de 300 000 habitantes ainda é muito português, então o que dizer dos mais de 1 500 000 que residem no Grande Porto? Ou dos 2 600 000 que residem na Grande Lisboa?


Seremos nós os PORTUGUESES DE SEGUNDA?


Se não é, pelo menos parece...