Regionalização


Regionalização. Lembram-se? Essa coisa que os tipos do Norte sonharam e desejaram um dia mas que o "nosso" António, o Guterres - à altura Primeiro-ministro - apoiava e não achava graça nenhuma?

O referendo foi o que foi. Um desastre. Pudera com aquela pergunta e aquele mapa inenarrável...

Somos uma só nação! Somos um território único! O país é pequeno. vamos "criar" novos albertos joões ! O que eles querem é mais "tachos"! Vai ser uma despesa para o país pobre pagar ordenados principescos a uma nova classe política! etc. , etc. , etc. .

Mas...o tal mas! Se eles querem uma Regionalização "a gente", nós os de Lisboa, arranjamos qualquer coisa. Por exemplo descentralização. Pensamos nacional, temos uma história de séculos - isto faz-me lembrar outro vulto. O Portas.

E Descentralizaram. ah!ah!ah !)

Vai daí o PS nomeou uns boys " e o PSD colocou una "amigos" - que é uma coisa diferente num lugares onde não mandam nada, não têm autonomia, nem orçamento e...dependem de nós. Nós os de Lisboa.

E assim vai a coisa.

Só um pequeno exemplo.

O IPPAR mudou de nome e foi aglutinado. O CPF -Centro Português de Fotografia que tinha sede no Porto foi extinto, e muito mais.

(Recordo aqui um vulto da nossa democracia. Fernando Rosas. Esse ! O deputado do BE .

Quando foi criado no Porto o CPF , dirigido pela Teresa Siza, ele manifestou-se contra porque ..."então quando algum investigador tiver de fazer um trabalho vai ter que ir ao Porto?" Tinha razão. Onde é que há especialista? Em Lisboa. Onde é que está o conhecimento! Em Lisboa. Onde é que estão os investigadores? Em Lisboa. Logo o CPJ esteve mal no Porto. Perante tanta calamidade e até face à ausência de estudos nos últimos anos o CPF acabou!)

Agora o Ministério da Cultura descentralizou. Como o IPPAR acabou - isto é só um exemplo - ficou a depender da Delegação Norte do dito Ministério. Está certo. Tem sede em Vila Real. Em nome da descentralização. Escusam de dizer que queríamos lutar contra o Terreiro do Paço e criar no Porto outro. Mentira! (cito Dr. . Manuel Queiroz )

Está em Vila Real mas...outra vez!...depende de LISBOA.

Notícia.

Sabiam que esta delegação, que dependente de Lisboa, já existe em Vila Real desde o tempo em que Santana Lopes foi Secretário de Estado da Cultura?

Alguém sabe quem foram os seus responsáveis?

(ajuda: foram vários conforme os governos do PS ou do PSD)

Quem é capaz de enumerar uma, só uma iniciativa, desta delegação?

Moral da história.

Se alguém tiver alguma coisa a tratar com o organismo que sucedeu ao IPPAR fica a saber que:

Escreve para o dito no Porto, Casa de Ramalde, que por sua vez envia para Vila Real, que depois vai a Lisboa, claro! para aprovar ou não, que devolve a Vila Real que por sua vez encaminha para o Porto.

É simplex

Somos um país descentralizado.

(prometo voltar ao tema quando a coisa for a sério e com mais dados)

Sou quem sabem e pela Regionalização


Publicado no "Pronúncia do NORTE"


Comentários

Anónimo disse…
Completamente de acordo. Apenas um pequeno pormenor, me intriga. De 1995/2002 e de 2005/2007 a Cultura foi, dirigida por homens e mulheres do Porto.
Ou será que a culpa não é dos "lisboetas", mas das cadeiras lisboetas em que se sentam os responsáveis ministeriais?
Este comentário foi removido pelo autor.
Claro que, tudo isto, tem mais a ver com o sistema politico/administrativo e mesmo cultural vigente, do que, propriamente, com as pessoas.
Anónimo disse…
Sensatísima reacción del pueblo luso en el referéndum.