Cidade do futuro é para pessoas, não para carros

Possível futura vista Sul de Jätkäsaari. Pelo meio West Harbour Park percorre o coração na nova cidade / City of Helsinki/City Planning Dep.

Tendo em consideração que os problemas do sector dos transportes, nas grandes áreas metropolitanas, passaram a ter uma abrangência sub-regional (e mesmo regional), é necessidade prioritária a integração dos vários agentes do sistema de transportes (municípios, exploradores e gestores das infraestruturas, utentes), subordinados a uma entidade regional politicamente legitimada . Se tal não se verificar, ou seja, é o mesmo que dizer, se não se implementarem as Regiões administrativas, a mobilidade (congestão, poluição e segurança) poderá estar em causa nas duas grandes áreas metropolitanas de Portugal, com prejuízos incalculáveis para a economia nacional.

Assim, será interessante acompanhar a evolução dum projecto inovador nesta área, que certamente será seguido com grande interesse a nível internacional.
Uma nova grande cidade está planeada para Jätkäsaari, uma área portuária situada na extremidade ocidental de Helsínquia (Finlândia). A construção terá início em 2008 e a sua conclusão está prevista para o ano de 2023.

artigo completo (inglês)

Comentários

Levamtam-se aqui outros problemas, nomeadamente, saber, num quadro de instituição de 5 regiões administrativas, qual papel e a legitimidade reservados ás 2 areas metropolitanas (Porto e Lisboa) actualmente as únicas (e bem) consagradas na lei.
Obviamente dissolvem-se no Grande Norte e no Vale do Tejo, respectivamente, até se perceber que isso é um erro clamoroso...


Quanto a esta nova área de expansão urbana de Helsínquia, só espero que os seus autores venham rapidamente a Lisboa ver o que foi feito no Parque das Nações (ex-Expo'98), como forma prática e muito eficaz de se documentarem ao vivo sobre o que NÃO deverão lá construir...