Regiões portuguesas representadas pela primeira vez no evento "Open Days" de Bruxelas

83Portugal participa, pela primeira vez, com todas as suas regiões na 5ª edição do evento Dias Abertos (Open Days), organizado pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões e que decorre de segunda a quinta-feira, em Bruxelas.

Por exercer até fim de Dezembro a presidência da União Europeia, Portugal decidiu participar com representações de todas as suas regiões na iniciativa que tem por tema "Making it happen: regions deliver growth and jobs".

Durante quatro dias, a nova geração de programas da política de coesão estará em análise em mais de 100 seminários e grupos de trabalho.

Segundo o programa hoje divulgado, em Bruxelas, a região de Lisboa e Vale do Tejo lidera um consórcio onde participa a do Algarve e regiões de outros três Estados-membros dedicado à temática da água e ao desenvolvimento sustentável de actividades a esta ligadas.

A região Norte integra o consórcio "Celtic Regions", liderado pelo País de Gales (Reino Unido), o Alentejo participa no consórcio "Open Innovating Regions", co-liderado pelas regiões do Centro da Itália, (Abruzzo, Lazio, Marche, Toscana, Umbria), os Açores participam no consórcio "The Atlantic as a Factor of Competitiveness", liderado pela Cantábria (Itália).

A região Centro participa no seminário "Implementação de esquemas de apoio aos negócios a nível regional" e a Madeira no seminário "Apoio à infra-estrutura energética e ambiental moderna e medidas de eficiência".

A nível institucional estão previstas intervenções do ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, na cerimónia de abertura do evento, e do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nunes Baleiras.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Como Portugal ainda não tem instituida a Regionalização, a sua representação ao nível das regiões do continente, estará a cargo de dirigentes das actuais CCDRs e não, como é normal nos outros países da UE, por pessoas democraticamente eleitas regionalmente.

Comentários