Região de Turismo do Alentejo


Se existe algum tema em que aparentemente políticos de todos os quadrantes estão (quase) de acordo esse tema é o da “regionalização das regiões de turismo”. O governo parece querer de facto levar avante a ideia e só se têm ouvido elogios quer dos autarcas quer dos actuais dirigentes das três regiões de turismo hoje existentes no Alentejo (Região de Turismo do Norte Alentejano, Região de Turismo de Évora e Região de turismo da planície dourada).

Enquanto cronista do “Linhas de Elvas” defendi isso mesmo, uma região de turismo única que, a meu ver, traria bastantes vantagens e evitaria um multiplicar de autênticos tachos à moda antiga. Ele era ver o PS a dominar a RTNA, o PCP a dominar a RTE e os dois partidos “à bulha” pela região de Beja. Tudo por um “poleirinho” com um grande número de benesses associadas (sobretudo em viagens).

Agora que parece ser inevitável a fusão das três em uma só é preciso começar a trabalhar com muito cuidado, isto porque os partidos continuam a querer dominar as instituições e a luta vai ser feroz em muitos sectores. Convém também não esquecer que o Alentejo representa 1/3 de Portugal, é uma região enorme com bastantes pontos em comum mas com muitos mais pontos de diferenciação. Entre o Gavião e Odemira pouco haverá em comum a não o facto de ambos serem concelhos do Alentejo.

Quero com isto dizer que deverá haver representações mais localizadas, em áreas mais pequenas a trabalharem coordenadamente com as outras para que tudo funcione de maneira “oleada”. O Alentejo tem um potencial enorme e pode, com o Alqueva, passar a vir a ser uma região altamente procurada por turistas de todo o mundo.

O Alentejo pode vir a ganhar e muito com as sinergias que surgirão de um trabalho conjunto. A única coisa de que tenho medo em todo este processo é que tal não passe de uma manobra socialista para acabar com um “couto” comunista e criar um “couto” único de matriz vincadamente socialista.

Com este governo já nada me espanta e o “Maquiavélico” Engº Técnico Sócrates é capaz disso e muito mais. Ele não vai descansar enquanto não vir o PS a tomar conta de tudo e mais alguma coisa neste País.

O tempo me dará (ou não) razão. Aguardemos.


Tiago Abreu no "Câmara dos Comuns"

Comentários

Anónimo disse…
Tem toda a razão. Sobre o Alentejo, sobre a unidade, sobre a diversidade. E também sobre o Sócrates. Há dias, falando sobre poetas populares alentejanos, fiz essa comparação entre Gavião e Odemira. Mas este é o Alentejo, 1/3 de Portugal.
BM disse…
Um bom artigo, sem dúvida. Para mim o Alentejo sempre foi uma região bem vincada pela sua homogeneidade.

Gostaria de referenciar que a imagem apresentada não constitui a actual NUT II do Alentejo, o que poderá até contrastar com a sua homogeneidade.
Esta imagem que é o actual Alentejo:
http://www.giase.min-edu.pt/BasesTerritoriais/nut2alentejo.htm
Não estranhem.. mas é verdade Santarém, passe a expressão muito significativa "Riba Tejo", consta na actual região do "Além Tejo"...