Miguel Sousa Tavares, o anti-regionalista

Outra vez o anti-regionalista!
por Hélder Nunes (jornalista e director do Barlavento)

164No regime democrático, é normal existirem correntes pró e contra. É o caso dos regionalistas e dos anti-regionalistas. Não é por acaso que a nossa Constituição prevê a instalação das regiões administrativas. Muito antes de Portugal colocar a regionalização no texto constitucional já esta estava desenvolvida noutros países.

Os primeiros vinte países da Europa optaram por criar modelos de descentralização, regionalização ou federação. Do que se trata, na realidade, é de mudar o modelo administrativo.

O actual modelo português visa, tão só, cimentar o centralismo, que tem na sua génese a defesa dos interesses pessoais, de grupos e grupelhos instalados na capital.

Os profissionais da democracia musculada dedicam-se, essencialmente, a procurar bons empregos, benesses, avenças encapuzadas e outras formas de se auto-governarem.

Quem detém o poder não o quer partilhar. É uma questão de cultura e os portugueses, muito por causa do regime ditatorial e pidesco vivido antes do 25 de Abril, perderam hábitos de associativismo e de partilha. São egocêntricos.

Há, ainda, no Portugal democrático, um conjunto de inquisidores, que se julgam donos da verdade, só porque moram numa urbe que se intitula capital do reino, de onde mandam uns palpites para as almas penadas, como apelidou Miguel Sousa Tavares, no «Expresso», os defensores da regionalização.

Este escriba, resolveu, mais uma vez, falar contra a regionalização, como se as maleitas deste país tivessem a sua origem nas apelidadas regiões.

Diz ele, que há interesses escondidos à espera da regionalização, e que os eleitos a nível regional vão utilizar o dinheiro público actuando como caciques locais, comparando as regiões autónomas, com capacidade legislativa, às regiões administrativas, que não possuem tal capacidade.

Seria bom que Miguel Sousa Tavares, na sua eloquência anti-regionalista, se detivesse sobre os caciques do poder central. O Algarve, por exemplo, nos dois últimos anos perdeu muitas das repartições descentralizadas a favor de Lisboa.

As almas penadas dos algarvios lá terão que ir em peregrinação ao Terreiro do Paço, a Évora e a outros locais, porque não podem resolver os seus problemas na sua região. Das cabeças iluminadas dos caciques do poder central saem coisas de bradar aos céus.

Para o Algarve, mandaram uma série de projectos ditos de interesse nacional que, iremos ver num futuro próximo, se não contribuirão para desestabilizar o ordenamento do Litoral.

Daqui a uns anos, quando o poder estiver regionalizado, lá terão os responsáveis, a exemplo do que se está a fazer na Andaluzia, que mandar derrubar muito do que foi construído, para tornar o Algarve ambientalmente mais sustentável.

Muito do que se está a fazer por este Portugal fora já não tem a intervenção do poder local, mas dos ministérios centrais, que até mandam suspender os Planos Directores Municipais, para implantar mais um hotel. Este tipo de actuação, não se enquadra nas linhas puras do caciquismo?

Considera Miguel Sousa Tavares, do seu pedestal, que os regionalistas estão a preparar um «golpe», porque pretendem que a obrigatoriedade do referendo seja retirada da Constituição, para que se possam criar as regiões administrativas.

Há razão para que assim seja, porque, em abono da verdade, o que se pretende é modernizar o país e a sua administração, descentralizando, aproximando-a dos cidadãos e não obrigando toda a gente a correr para Lisboa.

Ou será que Miguel Sousa Tavares acha que todos os portugueses têm os mesmos direitos e deveres políticos, já para não falar noutros? Não esqueça que, para se candidatar a deputado, só o pode fazer incorporado na lista de um partido.

É esta a democracia que temos, musculada e corporativa. A regionalização não se faz porque os políticos carreiristas não querem perder poder, pretendem controlar, mexer os cordelinhos de acordo com as cores políticas e não no interesse das populações. Basta olhar para as assimetrias existentes no país.

Mais importante do que a eleição dos representantes para exercerem o poder regional, é sabermos que os eleitos estão imbuídos de uma visão regional, mais próxima dos cidadãos. O seu trabalho será de dinamização das suas regiões. O poder local tem dado bons exemplos. A excepção não pode fazer a regra.

A União Europeia criou o Comité das Regiões com o objectivo de reforçar a coesão económica e social entre os Estados.

No preâmbulo do Tratado da União Europeia, afirma-se que «o processo de criação de uma união cada vez mais estreita entre os povos da Europa, em que as decisões sejam tomadas ao nível mais próximo dos cidadãos, de acordo com o princípio da subsidiaridade», é alcançado com a institucionalização do Comité das Regiões. Para um bom entendedor, meia palavra basta.

Fonte, Gilão FM
.

Comentários

Anónimo disse…
Ele que não esteja peocupado com a regionalizção, pois ninguém na região Norte está interessado nas propriedades dos Pintos Bastos.
Ninguém expropria sem razões para isso.

Depois o "gene" de Familia transformou-se...é pena.

3º - para ele uma palavra não basta...

4º ecreve bem, mas é mesquinho...

5º espero quenão se torne arrogante pois o próximo romance ficas nas prateleiras das livrarias...a não ser que escreva "cor de rosa"
templario disse…
Ora bem, o Sr. MST nascido no Norte (no Porto, talvez), adepto do FCP, figura pública, agora escritor (que ele me desculpe, mas não vou ler nenhum dos seus livros e não me perguntem porquê), para estar contra a regionalização é porque pensa, sem medo, pela sua própria cabeça, pondo os interesses de Portugal acima dos interesses de grupos e elites partidárias e económicas.

Quantos não andam por aí a defender a regionalização contra a qual sempre estiveram? É que, quer queiram, quer não, Portugal mudou muito, faz parte da UE, mais uns anos e certas áreas, para o bem e para o mal, são cada vez mais geridas por Bruxelas, eu penso que mais rigorosamente controladas.

O poder local e municipal está ocupado, é preciso transformá-lo em paróquias e criar outros órgãos de poder, para outra estirpe de protagonistas que anseiam participar na aplicação dos tais 41 mil milhões de euros de investimento até 2013.

Branco é galinha o põe:; imnploram por um acordo entre partidos, desesperam para aprovar a regionalização no Parlamento. E já. Agora que se faz tarde. Porque em 2013 a fonte seca. É por isso que Mendes Bota cria uma sede no Algarve para o efeito. "Tem que ser em 2008".

Sim... em 2013 já não se preocupavam com a regionalização.

Para mim é mais ou menos isto.
Anónimo disse…
está a ver como devia ler mais,como diz Joaquim Teixeira, mesmo o Miguel...

Este livro foi parte escrito numa propriedade lá para o Alentejo...

Usou uma Região bem a SUL.
templario disse…
Sr. A nónimo,

Ora, ora, tenho a vista cansada de ler. Quanto a viajar, a minha actividade profissional cansou-me de correr o mundo. Sempre com vontade de não sair daqui. O Alentejo é lindo, o Minho é lindo, o Porto é espectacular, Lisboa é um encanto e esta bela Sintra, a parte rural é uma belezura. É onde eu moro. Mas, por azar, não sou rico.

Só queria que este país fosse governado com amor, com paixão, com gosto elevado de servir por quem o faz.

Morria por ele.

Cumprimentos.
Anónimo disse…
MUITO BEM TEMPLÁRIO...GOVERNADO COM AMOR, COM PAIXÃO...
NÃO MORRA AINDA...POR FAVOR.

VÁ ATÉ AO SEU GUINCHO...TOME UNS ARES...UNS BONS BANHOS... APESAR DA ÁGUA SER MUITO FRIA E ONDAS IRREGULARES...MAS ESTÁ NUMA ZONA ESPECTACULAR...BEM EXPLORADA PELO TURISMO...ESTÁ A VER?...

NÃO PRECISA DE SER RICO...A SUA MAIOR RIQUEZA ESTÁ NO SEU CORAÇÃO...PENSE BEM NISSO.

COMO CADA REGIÃO TEM A SUA PARTICULARIDADE...
E EM CADA ÉPOCA DO ANO...

QUANTOS PIQUENIQUES NÃO FIZ COM MEUS FILHOS JUNTO AO GUINCHO...

AME SEMPRE ESTE PAIS, COM REGIONALIZAÇÃO, FAZEMOS MAIS CONTROLO DOS POLITICOS E DOS DINHEIROS DOS NOSSOS IMPOSTOS...

VÁ LÁ, UM ABRAÇO

ATÉ SEMPRE E PARABENS PELA ZONA ONDE VIVE...

SE FOR DE CARRO, CUIDADO COM A DESCIDA DA SERRA, HÁ TEMPOS ESTIVE AI E VI UM EUCALIPTO EM CIMA DE UM CARRO.

CUMPRIMENTOS.
Anónimo disse…
MST é contra a regionalização. Está no seu direito. É um homem de convicções. Coloca alguma violência na forma como defende as suas causas. Tabaco, caça, touros, FCP... Não me incomoda.
Anónimo disse…
Miguel de Sousa Tavares é mais um pedante com sucesso mediático.


Capaz do melhor e do pior, tem direito à sua opinião, como todos nós.


O importante é percebermos por que não tem razão neste aspecto e, se o virmos por aí numa esquina ou num bar, sermos capazes de o contraditar com argumentos irrefutáveis e convicção inabalável.


Gostava de o ver a debater este tema, sobre o qual tanto arrota, com alguém minimamente entendido sobre a matéria.


Aposto que ia ao tapete em três tempos (ainda sóbrio...).
Anónimo disse…
Um Gancho da esquerda da Elisa Ferreira se foose ela primeiro a falar...ia directo ao tapete...nem o Pinto da Costa o salvava...só a relva do Dragão poderia amortecer a queda e não sangrar..
Anónimo disse…
Caríssimos regionalistas,

Não percam tempo com o senhor Doutor Miguel de Souza Tavares, a propósito da regionalização e respectivas discussões, aclarações e coisas quejandas.
Argumentar com certo tipo de pessoas, embora oriundas de outras regiões que não a onde se integra a capital, é como "gastar cera com fraco defunto".
O essencial na regionalização é livramo-nos de políticas centralizadas e centralizadoras, com a criação de 7 (sete) Regiões Autónomas. Por isso, marcha fúnebre a acompanhar as Regiões Administrativas (colocaram-nas na Constituição da República Portuguesa, para quê? Só para aumentar o texto, ser bonito ou satisfazer caprichos próprios de constitucionalistas? Qual foi o resultado político prático, em termos de Regionalização?).
Razão tem o Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral: "inconstitucionalidade por omissão" na acção política de regionalização, cuja responsabilidade política pertence a todos os Governos desde 1976.

Sugestão: Atentem apenas no essencial, deixem as diversões para quem nos quer distrair.

Anónimo pró-7RA.
Anónimo disse…
After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your regioes.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com