Regionalização / Despesa pública

155São vários os economistas, nos quais eu me incluo, que consideram que, caso Portugal tivesse tido coragem para realizar a regionalização, as finanças estariam hoje mais controladas do que estão.

Durante o debate do referendo sobre a regionalização (1998) a questão do crescimento das despesas com a administração pública foi justamente um dos argumentos mais repetidos, mas já nessa altura Miguel Cadilhe achava que, pelo contrário, fazer a regionalização era (é) uma condição de eficiência da administração pública e, no limite, uma forma de diminuir a despesa pública e não de a aumentar.

Sempre achei que não fazer uma regionalização, qualquer que fosse o modelo escolhido, foi um erro nacional do qual sofremos consequências todos os dias, nos mais diversos planos da actualidade, quase sempre sem verdadeiramente nos darmos conta disso.
.

Comentários

Anónimo disse…
Certo. O Dr. Miguel Cadilhe tinha razão. Só não compreendo, que não apareça um documento, estudo, projecto, que o demonstre, com números.
Há uma "coisa" nova.
Quando custa?
Quem paga?
Onde se vai poupar?
Esse estudo eu não sei fazer.
Seria um enorme contributo para repescar indecisos para a causa da regionalização.
Anónimo disse…
então diga pelo menos "eu só sei que nada sei"

e não faça interrogações.
já há muitos estudos, procure e leia.

anónimo 4
Anónimo disse…
Ok Anónimo 4.
Tem razão... nada sei..
Deixo-lhe o espaço todo livre...
Divirta-se.
O Mundo é dos anónimos 4.
Por isso está neste estado.
O mundo e este forum.
Caro Anónimo,

Se a instituição das regiões administrativas assentar num modelo de verdadeira devolução de poderes, terá que ser, necessariamente, acompanhada de uma diminuição de efectivos nas administrações desconcentrada e indirecta do Estado Central. Como a máquina administrativa regional será, maioritariamente, assegurada pelos quadros das actuais CCDRs, é evidente que assistiremos a uma diminuição da despesa pública.

Cumprimentos,
Anónimo disse…
Claro Sr. Almeida Felizes...

ESTE FORUM É MUITO RESPEITADO...

POR ISSO VENHO AQUI COM MUITO PRAZER...

A LIBERDADE É UMA COISA...

APRENDER COM HUMILDADE EM LIBERDADE É OUTRA...

DETRATORES DA VERDADE, MESMO EM LIBERDADE, É QUE NÃO.

FELIZ ANO NOVO
COM REGIONALIZAÇÃO.

Anónimo 4