AVANÇAR NO DEBATE DA REGIONALIZAÇÃO

Não se pretende regionalizar apenas para obter subdivisões geográficas do país. Regionalizar não pode servir para criar novos instrumentos da burocracia estatal e fornecer lugares para a sedimentação de uma elite regional pendurada em novos poderes. Não passaria de uma grande desilusão, uma espécie de "mais do mesmo".

Uma nova descentralização deve abraçar, para além da agilização da administração, mais equidade territorial, assim como uma maior participação cidadã na definição das políticas regionais, dentro do princípio geral da subsidiaridade, e de um melhor contributo regional na elaboração das políticas à escala nacional.

As desigualdades e desvantagens regionais são o produto de uma longa história de desequilíbrios nas relações inter-regionais e de uma profunda concentração espacial do poder, pelo que as performances regionais mais débeis não podem ser entendidas como um problema de responsabilidade estritamente regional.

Uma mudança séria exigirá descentralização administrativa, ou seja, poderes efectivos à escala regional em diversas áreas, mas também uma nova radicalidade na forma de imaginar o espaço nacional em termos políticos, económicos e territoriais.
Em vez de um corpo "macrocéfalo", em que cada uma das partes se sente obrigada a prestar tributo ao centro, é essencial passar para um país polinucleado, sustentado por eixos e sistemas urbanos, com um modelo espacial aberto às redes internacionais, legitimado em assembleias representativas eleitas directamente, no qual os mecanismos da participação cívica e do debate activo sobre os caminhos a seguir e as redes a integrar, superem o sentido paroquial de um certo regionalismo serôdio.

Este, de facto, é o debate que interessa e que poderá determinar, no território, as mudanças que valem a pena.
.

Comentários

Anónimo disse…
Avançar na regionalização corresponderá à criação da "ASSOCIAÇÃO 7RA (SETRA) DA REGIONALIZAÇÃO", conforme proposta já apresentada neste blog.
Até agora ninguém se pronunciou nem manifestou interesse em avançar na discussão sobre a regionalização.
É esquesito quando se trata de um blog criado para discutir e defender a regionalização, para todas as regiões se desenvolverem e não somente crescerem (o crescimento já é um conceito ultrapassado; apreciem o que o actual e mundano Presidente da República Francesa quer ter como indicador de desenvolvimento).

Anónimo pró-7RA.
Anónimo disse…
etc. etc. etc.

pró 5

Anónimo 4
Anónimo disse…
18, uma para cada distrito.
Anónimo disse…
Claro, ou masi até, 1 por concelho.

Anónimo pró-7RA.
Anónimo disse…
continuem a picar..
não deistam...
Sejam Felizes..

Pró 5
Anónimo 4
Anónimo disse…
É claro que seremos felizes; e havemos de ser muito mais quando o processo político da regionalização for referendado pelas populações e não por qualquer confraria, na versão das:

7 (SETE) REGIÕES AUTÓNOMAS

Nessa altura não queremos que espumem pela boca, mas que adiram ao nosso projecto maduro e responsável, em favor de todas as populações regionais assim delimitadas para se verem livres do "diabo" à solta, desde há 500 anos a esta parte.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Não é picar, é piar; no galinheiro, já ninguém pia?