31 Janeiro 1891 - o Porto na liderança política


Como forma de assinalar, neste dia 31 de Janeiro que hoje estamos a viver, os 116 anos decorridos sobre a revolução republicana de 1891, deixo-vos aqui uma imagem (gravura publicada na revista Illustração) onde se documenta a proclamação do novo regime feita a partir da varanda da Câmara Municipal do Porto, bem como o modo como então se saudou e festejou aquela vitória da liberdade -- ainda que efémera, como dolorosamente se viu logo depois...! , com chapéus e bengalas ao alto...


O Porto foi, durante muito tempo, uma cidade de vanguarda política, a capital da democracia e do liberalismo, aqui nasceram as revoluções de 1820, 1826, 1836, 1846, 1891 e 1927 (contra a Ditadura).

Todavia, os tempos mudaram, o Porto perdeu a força e o protagonismo de outrora e hoje, a sua liderança, a nível nacional, resume-se a pequenos nichos - futebol e pouco mais.
.

Comentários

Anónimo disse…
É verdade. O que é o Porto de hoje, e o Porto de há uns tempos atrás?! Tenho-o escrito no meu blogue (ETC&TAL), que já foi citado por diversas vezes no "Regionalização", é que este Porto é um Porto vendido, descaracterizado, mas que, com certeza, daqui a uns anos - quando os portuenses regressarem à cidade - voltará a ser a cidade do trabalho, e não a capital do desemprego, e voltará também a ser portagonista de importantes revoluções, a primeira das quais a da Regionalização. Os tripeiros estão atentos, porque não há rio algum (poluído ou despoluído) que não acabe por desaguar no mar das verdades.
Anónimo disse…
Snr. Gonçalves,

Comungo inteiramente das ideias que sintetizam o desânimo que está a invadir a consciência e a mente de muitas pessoas, especialmente as que vivem num território que usualmente designam Norte, mas que no seguimento das tais verdades é constituido pelas: Região do Minho, Região do Douro Litoral e Região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
No entanto, não se pense que a solução tem de assentar nas regiões administrativas de triste memória, mesmo sem estarem implementadas na prática política, ou na aposta num "Hiper Porto", como já vi escrito neste "blog".
Este "hiper Porto" (triste termo) passará a ignorar as centralidades que urge criar naquelas três Regiões que formam o norte (por exemplo, Viana do Castelo, Chaves, Bragança, Mirandela, Vila Real, Régua, Lamego, Penafiel, Guimarães entre outras) como os políticos da nossa megacapital têm sistematicamente ignorado o aproveitamento dos factores de desenvolvimento próprios do "Norte", acabando por nos remeter para níveis de subdesenvolvimento relativo, em termos da União Europeia. Como é possível que ninguém se disponha a pensar e a analisar os termos desta situação assim caracterizada? Realmente é cego apenas QUEM NÃO QUER VER. "Em termos políticos, a "solução" legítima para a regionalização nunca poderá ser administrativa, deverá ser apenas autonómica, a "decisão" nunca poderá ser legalista ou parlamentar, mas deverá ser homologada por decisão referendária.
"Hiper Porto": nome estapafúrdio este; será que estamos já no século XXI. Digam-me, por favor, não há engano?

"Quem sabe, sabe" (mas o saber não ocupa lugar); "Quem não deve não teme" (porque hesitam, porquê?).

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Caros regionalistas,

Podem descansar, pois não vamos deixar os nossos créditos por mãos alheias. Com efeito, neste longo processo da regionalização, o PORTO vai continuar na vanguarda política da democracia, com o aprofundamento do seu espírito liberal e culto orientado para altos desígnios nacionais como: SOBERANIA, DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL, CONHECIMENTO E TECNOLOGIA e EQUILÍBRIO SOCIAL, preparando-se a si próprio para um protagonismo não só regional como inevitavelmente nacional.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Eu não digo...
Em cima malha..
Em baixo ficamos descansados..

Não anda por aí um Psiquiatra para marcar uma consulta ao 7 RA!!???
Anónimo disse…
Ao anónimo disse (04:39:00 PM)

Mais uma vez caiu na esparela, sem necessidade, caso não fosse tão precipitado e obstinado com o que pensa, apenas por uma razão: vazio de objectividade.
Quanto escrevi o meu "post" de ontem (às 09:49:00 PM) já sabia que havia de vir alguma coisa desagradável e tinha que ser logo o senhor. Nem sequer inventariou que as inovações e mudanças qualitativas na sociedade portuguesa tiveram sempre origem nas individualidades cultas e de dimensão estratégica que sempre residiram e ainda residem no PORTO.
E assim será com a REGIONALIZAÇÃO, ao propor-se a implementação das 7 (sete) Regiões Autónomas, em lugar de outras soluções que só pecam por tudo.

Enfim, o senhor não tinha nenhuma necessidade disto, como diria o Herman José.

Assim seja.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

PS - Quanto ao tratamento psiquiátrico, eu próprio tenho tratado disso, neste "blog", ao divertir-me e a descontrair-me com as respostas que vou dando aos posicionamentos que aqui têm sido colocados. Pode crer, fica muito mais barato, razão pela qual muito lhe agradeço, em boa hora.
Anónimo disse…
um dia destes esgotam-se as minhocas em Trás os Montes...
Anónimo disse…
NINGUÉM PIA
Anónimo disse…
Agora foi de vez..
Acudam-lhe!!!
Anónimo disse…
Hum!, não me parece. Dou-vos um conselho, defensores das 5 Regiões Administrativas, não esperem, ataquem já e depressa. Posso enganar-me mas a ida dele a Espanha tem água no bico, ele foi informar-se melhor.

Anónimo VdA
Anónimo disse…
então deixem-no ir e que traga novas do País Basco!!!.
ihihih
Anónimo disse…
Cá está o belzebu anarca ML, transferido para o PS ou PSD conforme dá jeito. As "novas" já vos foram entregues, com um raminho de flores, a bem dizer.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)