O NORTE NÃO PODE CONTINUAR A DORMIR DESCANSADO

À procura de soluções para a região

A Universidade do Porto (UP) vai organizar um encontro de trabalho entre reconhecidos académicos e actores políticos e económicos do Porto que visa encontrar novas soluções para o desenvolvimento sustentável da região.

Mais de uma centena de especialistas vão reunir no Palácio da Bolsa durante a próxima segunda e terça-feira para elaborar uma série de medidas concretas que permitam tornar o Grande Porto num pólo de competitividade nacional no seio de uma economia europeia baseada no conhecimento.

Sob o lema "Para uma Região do Conhecimento", a terceira edição do encontro "Porto Cidade Região" pretende identificar problemas e discutir soluções que permitam concretizar a estratégia de desenvolvimento da região apresentada no documento "Norte 2015".

Personalidades como Artur Santos Silva (BPI), Manuel Guilherme Costa (RTP), Luís Portela (Bial), Rui Moreira (Associação Comercial do Porto), António Granado (Público), Sobrinho Simões (Ipatimup), Alexandre Quintanilha (IBMC), Daniel Bessa (EGP), Alberto Castro (Universidade Católica do Porto) ou Emídio Gomes (Junta Metropolitana Porto), divididas por cinco painéis temáticos - Ambiente, Energia e Sustentabilidade; Saúde; Educação/Fomação; Mar; Conteúdos; Manufacturing -, vão discutir formas de transformar aquelas áreas em áreas de vantagem competitiva do Porto, cidade e região. Propostas que serão depois trabalhadas em conjunto para, no final do encontro, serem apresentadas as primeiras linhas de orientação do documento de conclusões que será, posteriormente, elaborado e entregue aos responsáveis políticos da região e do país.

Apesar de grande parte dos trabalhos decorrer à porta fechada, o encontro arranca às 9.30 horas de segunda-feira com uma sessão pública para exposição de objectivos do encontro pelo reitor da UP, José Marques dos Santos. Pelas 13 horas, começam as intervenções de Rui Rio, presidente da Junta Metropolitana do Porto, Carlos Lage, presidente da CCDR-N, e João Ferrão, secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades.

Via "Vimaraperesporto"
.

Comentários

Anónimo disse…
Que estudem o mais deprssa possivel.
Só não concordo com a afirmação:
"Porto Cidade Região"

devia ser:
"Porto Cidade da Região"
um "da" faz muita diferença.
Anónimo disse…
Estas iniciativas são de grande importância se tiverem por base a implementação da regionalização, na fórmula das 7 Regiões Autónomas.
Por outro lado, seria de inegável interesse que não convidassem sempre os mesmos intervenientes, mas outras personalidades que se interessem pela necessidade de pensar a sustentabilidade do desenvolvimento regional com base no aproveitamento dos recursos endógenos (próprios) de cada Região Autónoma.
Podem dar as voltas que quieserem mas, no essencial, é precisamente isso que falta.
De qualquer modo, parabéns pela inciativa da Universidade do Porto. Contudo, convido à reflexão sobre o exposto antes.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Penso que o Sr. António Felizes estará receptivo a receber contributos por email para postagem.
Seria interessante da parte do 7RA convidar tais personalidades de igual valor para o contraditório em defesa das Regiões Autónomas
Tome a iniciativa.
Estou consigo.



Parabens 7RA.

António Oliveira
Região Autónoma da Madeira
Anónimo disse…
Estou disposgo a participar em qualquer iniciativa, desde que me contactem, até por esta via, para se discutir o processo político da regionalização, não numa perspectiva imediata ou de curto prazo (prevalecente), mas numa perspectiva de longo prazo (menos habitual).
Não para se dar lugar a preencher a quem se sentir órfão profissional ou de outra natureza, mas para uma efectiva tomada de posição eleitoral sobre este importante processo político que é a última oportunidade para aproveitar (consumir sem desperdiçar) todos os recursos endógenos e entregar os mandatos a pessoas idóneas, competentes, com personalidade e carácter e, finalmente, sérias.
A propósito ou não, imaginem só se a China e a Índia pudessem ter, hoje, o mesmo nível de desenvolvimento "generalizado", pelo menos igual ao que o nosso País já consegue realizar. Seria possível continuar a garanti-lo, nas condições actuais? Claro que não. Pense-se então, nisso, também.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Ainda a propósito de participação em inciativas para discussão da regionalização, é perfeitamente compreensível que não vou oferecer-me para nada, nem´nunca foi minha postura pôr-me na fila da frente em bicos de pés.
Se entenderem que por dar algum contributo positivo, os responsa´veis pelas inciciativas que estabeleçam contacto. De contrário, desejo que passem melhor do que eu.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
este já foi..
Anónimo disse…
Convinha-lhe, mas não; já disse que a procissão está ainda a ser preparada. De qualquer modo, o silêncio recente dos habituais contraregionalistas (templário, anónimo 4-pró (4+1), outros anónimos) coincidiu com a informação que dei sobre a apresentação dos argumentos principais para a criação das 7 Regiões Autónomas.
Cairam na esparrela e ficaram dias e dias à espera que os argumentos aparecessem. Na verdade, deixei-os no tinteiro e ainda bem, para poder verificar que, no fim de contas, nem sequer aproveitaram para modificar (melhorar) a sua postura contranatura em tudo o que se relacione com regionalização.
Fazem-me lembrar certos jogadores de futebol que só marcam golos não por jogar, mas apenas por estarem PARADOS, na garnde área adversária, à espera que os bons jogadores lhes passem a bola para, se à sorte couber, orientarem a bola para o fundo das redes da equipa adversária. Não jogam nem sabem jogar nada, mas marcam golos à custa do esforço dos outros que são sempre os melhores.
É evidente que já se sabe quem foi, não é verdade? Podem estar certos que nas vossas iniciativas não participo, por isso já foram todos vocês e pela sombrinha.
Valha-nos Deus e as almas santas!

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
eu escrevo a vermelho, só para alguns.
o o meu treinador preferido é o Paulo Bento...
com tranquilidade...
muita tranquilidade...
Anónimo disse…
Bem me parecia que tinha muito mau gosto e de tom muito mal educado, com tranquilidade, muita tranquilidade, para além dos outros habituais requisitos expostos antes nos diferentes post's deste blog.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
também respondo por extenso..
e para quem sabe o manifesto de cor..ainda melhor..
O DANTAS EM GÉNIO NEM CHEGA A POLVORA SECA E EM TALENTO É PIM-PAM-PUM!

PIM!
Anónimo disse…
Este anónimo, como os da confraria, tem intervenções importantíssimas para a regionalização. Ou me engano muito ou ainda chega a PR, no cemitério.
Anónimo disse…
Os ditos cemitérios também estão cheios dos de boas intenções..
só pode estar a pensar em si, não?
Anónimo disse…
Ainda bem que estão cheios e continuarão a estar, felizmente é uma espécie que tão cedo não poderá ser exterminada, ao contrário dos de más intenções que andam e continuarão a andar também por cá.
Anónimo disse…
Ninguém pia