Regionalização


António Vitorino defende:
“É uma mais-valia no contexto europeu”

O ex-comissário europeu defendeu em Olhão a criação de regiões e uma participação consistente de Portugal na União Europeia, afirmando que “a existência de regiões é uma mais-valia para o interesse do País no contexto europeu”, para quem a integração de Portugal na União Europeia (UE) constitui um “instrumento fundamental” para enfrentar o desafio da globalização.

António Vitorino, defensor da regionalização na campanha ao referendo de 1998, considera que as regiões administrativas garantem “a criação de alavancas de desenvolvimento sustentável, que beneficiará o País no seu conjunto”, não apenas pela captação dos fundos comunitários, mas sobretudo ao nível do investimento, aumento da capacidade critica, da investigação e da tecnologia.

(...)

no, "Algarve Repórter"
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Na altura em que lhe foi solicitado integrar o actual Governo, de acordo com notícias de então, recusou com motivos de ordem pessoal e, talvez, pragmática. Se tivesse concordado, estou em crer que poderia ter dado um contributo político muito importante a favor da regionalização dentro das esferas governamentais, habitualmente muito "gripadas" por falta de "óleo" cultural, estratégico e político estruturado.
Por outro lado, não duvido que a agenda política teria uma "orientação" e uma "oportunidade temática" qualitativamente diferente.
O que afirma é correcto, considerando-o apenas discrepante ao defender as regiões administrativas, pois a sua experiência política como comissário europeu deveria tê-lo sensibilizado para as soluções modernas e dinâmicas assente na AUTONOMIA DAS REGIÕES dos países europeus mais avançados. Em termos qualitativos, as consequências daquela solução de regionalização não serão tão "desenvolvimentistas" como apregoa.
Por isso, insistência nas REGIÕES AUTÓNOMAS para que tais finalidades e outras qualitativamente mais alargadas (aqui exaustivamente referidas) possam ser atingidas sem qualquer dúvida ou constrangimento.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

PS - Mas então as Regiões Administrativas não são um avanço em relação à situação actual? Claro que são, apenas num contexto de extensão administrativa e de continuidade de subdesenvolvimento (muito insuficiente), a exigir um contexto de autonomia regional (o NECESSÁRIO).