História da Regionalização (2)

Eleições Legislativas 1980
MANIFESTO ELEITORAL

AD (PPD/CDS/PPM)

(...)
A democracia política haverá, porém, de ser fecundada pelos profundos processos de democratização cultural, social e económica que o Governo AD, estável por quatro anos pretende animar.

Por isso, propomos que a regionalização, como meio de tornar mais participativo e mais democrático o processo de decisão, seja um tema fulcral da nossa reflexão nacional nos próximos quatro anos. Já está, aliás, concluído para debate público um «livro branco» sobre a regionalização a fim de que o lançamento deste seja, desde logo, marcado pelo sinal da participação.

A regionalização terá múltiplas incidências na vida dos Portugueses e no melhor aproveitamento das suas energias e capacidades criadoras. Grande reforma nacional, o processo de regionalização implicará o oportuno lançamento de um largo programa de infra-estruturas de comunicação como condição de maior acessibilidade entre pessoas e comunidades e maior rentabilidade dos planos de desenvolvimento regional postos em execução.

(...)
A Constituição da República deverá ser profundamente revista segundo as linhas que a Aliança Democrática defende: garantindo todas as liberdades e os direitos da pessoa humana; a unidade do Estado e a regionalização

(...)
o Governo AD mostrou por actos e não apenas em palavras o seu empenho no reforço do poder local. Preparou-se, entretanto, para discussão pública o livro branco sobre a regionalização, abrindo-se caminho para uma nova e importante etapa no processo de descentralização.
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

O que está escrito neste manifesto eleitoral é verdadeiro e relevante, mas não pôde, infelizmente, beneficiar da capacidade política e da visão estratégica da liderança desta aliança partidária, à época.
O conteúdo deste manifesto implica que a única forma de o fazer respeitar e até homenagear é apresentar uma solução de regionalização compatível com a capacidade política da sua liderança de há 28 anos, contendo ambição política, capacidade de intervenção e mobilização das populações para se atingir níveis mais elevados de desenvolvimento.
Essa solução só poderá ser encontrada nas 7 Regiões Autónomas.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)