Mais um Regionalista

2008-02-25 ... 15:03

Regionalização: autarca social-democrata do Marco de Canaveses defende regionalização já em 2009

O ex-governador civil do Porto e actual presidente da Câmara de Marco de Canaveses, o social-democrata Manuel Moreira, defendeu hoje que o PSD deve colocar na agenda política a questão da regionalização, "como forma de acabar com o centralismo crescente de Lisboa".

"O partido deve lutar para que a questão da regionalização possa ser discutida, já a partir de 2009", disse Manuel Moreira em declarações à Lusa.

O autarca de Marco de Canaveses, que foi governador civil do distrito do Porto entre 2003 e 2005, depois de deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara de Gaia, sustenta que a regionalização é uma matéria que tem cada vez mais adeptos em Portugal, inclusive no seu partido.

"Gostava que a próxima proposta de implementação de regiões administrativas, que já peca por tardia, tivesse o máximo consenso, porque só assim alcançaria o sucesso desejado", acrescentou.

O autarca do PSD advoga que o anterior referendo à regionalização ditou o não, porque o mapa de regiões administrativas então proposto não correspondia às necessidades do país.

Manuel Moreira diz-se favorável à criação de cinco regiões, correspondentes à actual divisão das comissões de coordenação regional, frisando que "há uma vontade política nesse sentido, já na próxima legislatura".

Para Manuel Moreira, "as regiões devem ter o objectivo de erradicar as assimetrias regionais".

O autarca defende que em cada região, designadamente na região Norte, "devem coexistir espaços mais desenvolvidos e menos desenvolvidos", por exemplo a Área Metropolitana do Porto e Trás-os-Montes.

"Só assim é possível tornar o território mais homogéneo em termos de progresso e qualidade de vida", concluiu Manuel Moreira.

Lusa
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Provavelmente por deficiência minha, não me lembro das posições regionalistas de há 10 anos do estimado ex-Governador Civil do Porto e Presidente lutdor da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, concelho e subregião de que sou "cliente" assíduo.
Por outro lado, as soluções que apresenta revelam pouca ambição e ingenuidade políticas, ao admitir que as assimetrias regionais possam ser debeladas com uma solução administrativa com 32 anos de idade (isto é, atraso).
A este tipo de posicionamento é que designo por "andar para trás" e não perspectivar objectiva e confiantemente o futuro.
Prevejo que as posições regionalistas do Dr. Moreira não possuam aquela convicção compatível com a resolução definitiva dos problemas assimétricos de desenvolvimento.
Porém, teve uma boa tirada ao sugerir ao seu partido a inclusão da regionalização "já" no programa leitoral do PSD, em 2009.
Já é tarde, comecem já e todos os partidos deveriam eleger a regionalização como o programa político partidário e eleitoral, para depois os eleitores, através do voto, o converterem em programa de governo para cumprir na íntegra e sem titubiti's.
O partido que o fizer, em condições inovadoras e confiantes, vai ganhar as próximas eleições legislativas. Tenho uma absoluta confiança nesta estratégia que eu próprio me dispunha a candidatar-me.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

PS - Tenham calma porque já sei o que vem por aí abaixo. Não se abespinhem uns nem se entusiasmem os outros. Foi só um desabafo no calor da escrita e na confiabilidade absoluta das minhas convicções regionalistas. Ainda não escrevi, mas vou fazê-lo agora: SOLUÇÃO - 7 REGIÕES AUTÓNOMAS. Não terá que saber, é só aderir.