Alentejo com desempenho negativo nas contas regionais


O Algarve foi a região com maior crescimento económico em 2005 e o Alentejo foi a única a registar um desempenho negativo, de acordo com as Contas Regionais definitivas de 2005, hoje divulgadas pelo INE.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que, em 2005, enquanto que o PIB regional do Algarve registou um aumento de 2,7 por cento, acima da média nacional que foi de 0,9 por cento, o Alentejo registou um saldo negativo de -0,9 por cento.

O Produto Interno Bruto da Região Autónoma dos Açores registou um crescimento de 2,1 por cento, o da Madeira 2 por cento, o de Lisboa 1,2 por cento e o da região Norte 1 por cento.

O crescimento negativo das actividades da agricultura, caça, silvicultura,pesca e aquicultura a nível nacional (da ordem dos 5,6%) "afectou particularmente o Alentejo (-14 por cento), o Norte (-3,3 por cento), o Centro (-3,1 por cento) e o Algarve (-3 por cento)", salienta o INE.

A diminuição real a nível nacional do Valor Acrescentado Bruto (VAB) da indústria, energia e construção teve um impacto negativo sobretudo no Algarve (menos 5,4 por cento), em Lisboa (-2,4 por cento), Centro (-2,3 por cento) e no Norte (-1,3 por cento).

Por sua vez, a construção teve um maior contributo no VAB da Região Autónoma da Madeira (9,5 por cento), no Alentejo (4,3 por cento) e na Região Autónoma dos Açores (6,2 por cento).

Os serviços aumentaram 4,4 por cento no Algarve, 2,3 por cento na Região Autónoma da Madeira e no Norte, tendo estas regiões superado a média do país (2 por cento).

Os dados do INE revelam ainda que a região de Lisboa foi a que apresentou o maior crescimento em termos do rendimento disponível das famílias, com uma taxa de 5,5 por cento. Em 2005, a o rendimento disponível das famílias per capita foi de 12.569 euros.

A Região Autónoma dos Açores teve uma taxa de crescimento de 4,6 por cento (para 9.366 euros), o Algarve 3,7 por cento (4.325 euros), a Madeira 3,2 por cento (10.318 euros), a região Centro 3 por cento (8.879 euros), a Região Norte 2,9 por cento (8.118 euros) e o Alentejo 1,1 por cento (para 9.053 euros).

Fonte "Correio Alentejo"
.

Comentários

Anónimo disse…
Não é de admirar que os resultados indicados pelo INE apresentem este comportamento, o que é grave porque informa-nos quanto às diminuições de produção de bens. Enquanto não houver regionalização as coisas andarão poe este caminho, sempre a diminuir; tenho a certeza que 2006 e 2007 serão ainda piores nestes resultados.
Anónimo VdA
Anónimo disse…
Já agora, convido todos a analisar mais detalhadamente estas mesmas Contas Regionais, disponíveis em

http://www.ine.pt/portal/page/portal/PORTAL_INE/Destaques?DESTAQUESdest_boui=10997419&DESTAQUESmodo=2

Escandalizados com o Alentejo? Então imaginem o que aconteceria se analisássemos a Beira Interior e Trás-os-Montes como regiões separadas... concerteza veríamos muito mais:

PIB per capita (% média nacional):

CENTRO:
Serra da Estrela (Beira Interior): 60%
Baixo Mondego (Beira Litoral): 103%

NORTE:
Douro (Trás-os-Montes): 67%
Grande Porto (Entre-Douro e Minho): 100%

Madeira: 126%
Grande Lisboa: 167%

Anónimo (Beira Interior), pelas 7 Regiões
Anónimo disse…
Por isso é que tem de se fazer a regionalizção quanto antes e sem referendo.
Anónimo VdA
Anónimo disse…
Boa VdA..,mas ele continua a esquecer as 5 regiões plano...
só tem estatisticas na cabeça...
qualquer dia vamos convidá-lo a comer uma sopa de.....numeros.
Anónimo disse…
Mais do que nos números, penso nas pessoas. Não pense que a minha opinião provêm de reflexões minhas quando estou no sofá. Não: sou pelas 7 regiões porque estou no terreno (Interior) e sei como todos nós temos sido tratados. E, neste caso, as pessoas confirmam o que dizem os números. Que não sejam pessoas que não conhecem o país real que venham tomar posições baseadas em teimosias e politiquices: as 5 regiões-plano é chover no molhado. Não adiantam de nada. Serviriam apenas para satisfazer os interesses do Porto e de Coimbra. O contraste litoral/interior continuaria a ser evidente. Sou pelas 7 regiões porque quero um país a UMA SÓ VELOCIDADE e a caminhar para o futuro. Não quero a regionalização para impor novas hegemonias.

Anónimo (Beira Interior), pelas 7 Regiões Autónomas:

Entre Douro e Minho
Trás-os-Montes
Beira Interior
Beira Litoral
Estremadura e Ribatejo
Alentejo
Algarve
Anónimo disse…
Anónimo (Beira Interior),

Não compreendem nem querem saber que as estatísticas são um instrumento auxiliar do pensamento e da argumentação objectivas, a favor da regionalização e da emancipação universal das populações (sem querer atingir o máximo que foi o pedio de autodeterminação, do senhor Nóbrega).
O anónimo que lhe respondeu só conhece o número 5 de todo um conjunto infinito de números e, como legalista, só conhece a designação que existe mum conjunto de artigos da Constituição porque foi esse o número que lhe indicaram, nunca teve a preocupação de verificar de poderia ser 5 e não 6, 7, 8, 9, ou 10. Não faça caso do que escreveu o anónimo VdA.
Fez muito bem em enumerar as 7 Regiões Autónomas para se irem melhor habituando.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)