Uma ideia para o Interior do País


18 Fev 2008

Marcelo defende Fundo para Interior



Marcelo Rebelo de Sousa defende a criação de um Fundo para o Interior do país, de modo a estimular o crescimento económico naquelas zonas. O Fundo deveria canalizar recursos para investimentos, definindo rentabilidades e prioridades, nas várias regiões.

O professor na Universidade de Direito de Lisboa e conhecido comentador político defendeu, em Bragança, anteontem, durante o I Curso de Direito e Interioridade organizado em Trás-os- -Montes, por aquela instituição de ensino, que o referido Fundo devia olhar para as regiões de forma diferenciada.

"Porque são situações de interioridade diferentes, algumas estão já quase irrecuperáveis, como o Baixo Alentejo interior, e é preciso fazer a avaliação das medidas que já foram aprovadas, se serviram para alguma coisa, por exemplo se o desagravamento do IRC- Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas foi suficiente", explicou. Marcelo Rebelo de Sousa disse que é fundamental que se faça saber no Litoral o que se passa no Interior profundo, porque há falta de informação.

"As pessoas nas áreas metropolitanas não têm noção do que se passa nas outras regiões, não sabem os problemas que há para fazer 20 ou 30 km numa zona montanhosa", referiu.

O professor prevê que a criação de uma única região no Norte, se a Regionalização avançar, pode ser um "problema" para Trás-os-Montes porque "o centro de poder dessa região fica no Litoral, no Porto, ou distribuído entre as áreas metropolitanas de Porto e Braga".

Marcelo Rebelo de Sousa teme ainda que a lógica de encerramento de cursos superiores pouco frequentados possa prejudicar os centros universitários e politécnicos do Interior. "Isso é preocupante", afirmou.
.

Comentários

Anónimo disse…
Demasiada confusão para coisas com solução tão simples: 7 Regiões Autónomas no território continental, nas condições em que venho a defender neste blogue.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
O que propõe o Professor Marcelo Rebelo de Sousa nem parece ter proveniência numa pessoa que se tem revelado bastante inteligente na docência e nos comentários políticos.
A resolução dos problemas do interior, de acordo com esta proposta, resume-se a um valente maço de notas de euros a distribuir não se sabe com que critério e por quem, como se o subdesenvolvimento e a desertificação fossem somente um problema monetário.
Por outro lado, este esquema de ajuda fiduciária ao "desenvolvimento" já deu os resultados que todos conhecemos de, deixem-me escrever, de "gingeira", pretendendo colocar uma vez mais os pretendentes à "grana" na cerimónia do "beija mão" para arranjar alguma coisa que se veja com a finalidade de aplicar onde e com critérios de racionalidade?
Estas são soluções pragmáticas e de curto prazo que nada resolvem e tudo adiam para as calendas, não são de Março, mas de Dezembro de ano desconhecido.
Tenham a coragem de fazer política por excelência, política por política de estadista, para apresentar soluções que não nos consumam o dia-a-dia com trivialidades e curvaturas de espinha dos "cocabichinhos" em redor do poder, mas que antes consigam congregar resultados que representam um desenvolvimento real e definitivo de todas as regiões.
Como, poderão perguntar. Uma única solução: criar e implementar as 7 Regiões Autónomas aqui defendidas e justificadas, ponto por ponto, por este subscritor que se assina.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Marcelo docência?
É muita memória curta.

Ele é uma valente indecência.
Anónimo disse…
Pois é.
Coitado.