NORTE - CONJUNTURA

No 4º trimestre de 2007, a economia nacional beneficiou de uma aceleração do crescimento económico, motivada sobretudo pela evolução favorável do investimento.

O emprego na Região do Norte cresceu 1,1%, em termos homólogos, no 4º trimestre de 2007, contrariando a tendência negativa dos quatro trimestres anteriores.

A taxa de desemprego recuou para 9,1%, ficando quatro décimas de ponto percentual abaixo do valor do trimestre anterior.

No comércio intracomunitário, ocorreu em Agosto de 2007 um abrandamento do crescimento das expedições com origem na Região do Norte. Esta evolução ocorreu em linha com a tendência observada para o total das expedições portuguesas, as quais se terão mantido em desaceleração durante o 4º trimestre.

De entre os sectores tradicionais da Região do Norte, destacam-se as indústrias do vestuário e do couro e calçado, que a nível nacional observaram, respectivamente, crescimentos importantes da produção (8,3%) e da facturação no mercado externo (9,6%), no 4º trimestre.

A procura turística na Região do Norte manteve crescimentos significativos no 4º trimestre de 2007, apesar de ter desacelerado em Dezembro. A taxa de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros, corrigida da sazonalidade, mantém-se em níveis historicamente elevados.

A informação disponível aponta para uma tendência de desaceleração dos preços da habitação no final de 2007.





Fonte "CCDR Norte"
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Ainda bem que o 4º. trimestre de 2007 beneficiou de uma dinâmica económica conjuntural onde o investimento teve papel importante. No entanto, seria bom comparar com os indicadores homónimos de outras regiões do País, para se perceber que os resultados alcançados ainda nos situam no patamar de divergência em relação à União Europeia e no plano inclinado de agravamento de assimetrias internas de desenvolvimento - o tal retalhamento do nosso País.
Em termos políticos, haverá que implementar a regionalização para motivar as populações das Regiões Autónomas (7) a criar, num ambiente de mobilização total, as condições necessárias a um melhor aproveitamento dos seus recursos próprios ou endógenos e anularmos os diferenciais mencionados, no mais curto prazo de tempo possível.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)