Regionalização para atenuar o atraso económico

Regiões portuguesas são as mais atrasadas da Península Ibérica


As regiões portuguesas são as mais atrasadas da Península Ibérica. A análise do potencial económico das regiões de Portugal e Espanha vem numa publicação dos ministérios da Economia e Finanças.

O autor do estudo publicado pelos ministérios da Economia e Finanças admite que há, no entanto, espaço para Lisboa e Vale do Tejo ser no futuro o principal ponto de desenvolvimento económico da zona Oeste da Península Ibérica.

Mas, para já, o diagnóstico é pessimista

Jorge Coelho defende regionalização para atenuar o atraso económico

Jorge Coelho defende a regionalização como solução para acabar com o atraso económico das regiões portuguesas. O socialista diz que é possível chegar a um entendimento para a regionalização na próxima legislatura.

Um estudo publicado pelo ministério da Economia e Finanças alerta para diferença entre as regiões portuguesas e as espanholas em termos de desenvolvimento e potencial económico.

Fonte - Radio Clube Português
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Nada do que aqui é mencionado é surpresa ou do desconhecimento das populações. Para atingir objectivos reais de desenvolvimento é necessário implementar a regionalização, não sendo esta apenas uma condição suficiente mas a necessária para se poder também operar uma mudança nos protagonistas políticos.
Gostaria de lembrar que muitas personalidades que agora reclamam a regionalização incorreram numa "inconstitucionalidade por omissão" enquanto governantes e nem sequer se atrevem a apresentar uma proposta concreta de regionalização que contribua para uma recuperação decisiva dos índices de desenvolvimento (criação das 7 Regiões Autónomas e reforma integral da Administração Pública). O que têm proposto insere-se numa mera descentralização administrativa e não numa regionalizção política. Esta última será a que permite, na base das 7 Regiões Autónomas, uma recuperação NÃO em relação às regiões espanholas (JÁ NÃO CHEGA), MAS EM RELAÇÃO ÁS REGIÕES MAIS AVANÇADAS DA UNIÃO EUROPEIA.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
O Jorge Coelho? Há mais de 25 anos já andava a polir os corredores dos ministérios. Este é um dos principais responsáveis pelo atraso "deste" país. E pela não regionalização... é só rir... é só rir...
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Responsáveis são todos os que participaram nos actos políticos indutores dos eleitos que nos têm governados há dezenas de anos: eleitos e ELEITORES.
Por isso, caro anónimo das 12:57:00 AM de hoje, Domingo de Ramos, não se ponha de fora com essa facilidade, somos todos responsáveis. Também é responsável por ter lá "posto" aqueles que agora acusa com a facilidade de quem não quer ter "culpas no cartório", comportamento no mínimo indecente.
Apesar de adormecido, ainda consigo apresentar propostas que muito embora nunca sejam do vosso acordo, os respectivos comentários têm sido absorvidos por vós, pelos vistos bem acordados e em silêncio, para que as vossas insuficiências não dêem muito nas vistas.
Relativamente a este dirigente político, como a qualquer outro, não há nada melhor como acusar numa posição de anonimato, sentimo-nos mais "livres", até de escrever "babuseiras".

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)