Conferência Internacional

Regiões na Europa
Regionalização e Descentralização em Portugal

Lisboa, 8 de Maio de 2008
Hotel Real Palácio,
Rua Tomás Ribeiro, 115


Programa provisório

14.15h - Recepção e registo dos participantes

14.30h - Introdução Luís Ameixa (Assembleia da República, Lisboa) Reinhard Naumann (Fundação Friedrich Ebert, Lisboa)

14.40h - Abertura Vitor Campos (Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Lisboa)

15.00h - O papel das regiões na União Europeia Karl-Heinz Klär (Comité das Regiões, Bruxelas/Mainz/Berlim) NN

15.40h - Debate

16.40h - Coffee break

17.00h - Regiões e actores locais da sociedade civil
Niels Lange (Fundação “Westfalen-Initiative”, Münster)
Miguel Torres (ACERT/
Associação Cultural e Recreativa de Tondela)

17.40h - Debate Moderador: António Cândido de Oliveira (Universidade do Minho, Braga)

18.30h - Comentário final e encerramento Reinhard Naumann (Fundação Friedrich Ebert, Lisboa)

A Conferência decorrerá em inglês e português (tradução simultânea).
Entrada livre.
Inscrição:
Tel. 21 357 33 75, Fax 21 357 34 22 or via
mail: info@feslisbon.org


Intervenientes:

Luís Ameixa é Deputado à Assembleia da República e Presidente da Assembleia Municipal de Ferreira do Alentejo.

Vitor Campos é Director-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano no Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

Karl-Heinz Klär é Secretário de Estado do Governo do Land Renânia Palatinado e membro do Comité das Regiões, onde desempenhou durante muito anos a função de Vice-Presidente. Dirige desde 1994 a Representação de Renânia Palatinado perante o Governo Central da República Federal da Alemanha. De 1983 a 1987 foi Chefe de Gabinete do então Presidente do SPD, Willy Brandt.

Niels Lange é Secretário Executivo da Fundação “Westfalen-Initiative”, uma ONG que promove o desenvolvimento da região Vestfália. Doutorou-se em Ciências Sociais sobre o papel de associações empresariais em conflitos regionais (Escócia, País de Gales, Catalunha, Galiza).

Miguel Torres é animador e membro da direcção da ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela) e Presidente da ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local). A ACERT foi criada em 1979, tendo estado na sua génese o grupo de teatro Trigo Limpo. A direcção da associação caracteriza o seu trabalho cultural da seguinte forma: “É na interligação entre a ousadia criativa (...), e uma prática cultural fortemente influenciadora e transformadora das realidades circundantes, que a acção da ACERT se norteia.”

António Cândido de Oliveira é Professor de Direito na Universidade do Minho e especialista em questões de poder local. É Director da Revista Direito Regional e Local.
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,Caros Municipalistas,

Ainda bem que começa a intensificar-se a realização deste tipo de eventos associados às questões da regionalização, sem a intervenção dos "suspeitos do costume".
Será com iniciativas e novos intervenientes que se obterão contributos inovadores, em substituição das opiniões balofas e ultrapassadas de quem já esteve no poder e não deu qualquer contributo a favor da regionalização, nalguns até conseguiram desfavorecer. Na verdade, não é com certas "palavras sábias" nem com "atitudes corajosas" literais que chegaremos a qualquer destino regionalista e autonómico.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)