I&DT

PROJECTOS APROVADOS PELO ON.2 TRAZEM À REGIÃO DO NORTE INVESTIMENTO DE 4,4 MILHÕES DE EUROS NA CRIAÇÃO DE NÚCLEOS DE I&DT

O ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013) aprovou, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nas Empresas, dez candidaturas para a criação de Núcleos de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), num investimento de 4,4 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária na ordem dos dois milhões de euros.

Considerando o conjunto nacional de candidaturas aprovadas neste âmbito, um total de 19, o ON.2 – O Novo Norte é o Programa Operacional que maior número de iniciativas viabilizou neste âmbito (10) e o Norte de Portugal a Região com o mais elevado número de projectos considerados (15).

Entre as candidaturas aprovadas contam-se projectos diversos como a criação, em Vila Real, do núcleo “DouroBioGas”, que visa a obtenção de competências tecnológicas que suportem a futura implementação de centrais de produção de biogas e a constituição, na Maia, do núcleo Biomat&Cell, que irá desenvolver a aplicação de novos biomateriais em dispositivos médicos e o estudo de terapias celulares.

O ON.2 aprovou também diferentes projectos ligados às tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de soluções informáticas passíveis de serem aplicadas em diferentes actividades, como a distribuição e comercialização de electricidade, água, gás e energia térmica, domótica, multimédia e divulgação de conteúdos.

Além destes projectos, foram ainda contratualizados mais seis ao abrigo do Programa Operacional Factores de Competitividade que garantem um investimento na Região do Norte de 3,2 milhões de euros, co-financiado em 1,4 milhões de euros por fundos estruturais.

CCDR Norte
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Trata-se de mais decisões casuísticas, na linha de quem "mais alto berra mais beneficia", sem qualquer perspectiva regional orientadora.
Alguém poderá informar qual o "custo de oportunidade regional" das decisões já tomadas em relação a outras oportunidades de investimento, apesar de os investimentos aprovados se ditigirem a sectores de actividade de ponta tecnológica?
No quadro da regionalização com base nas 7 Regiões Autónomas, as decisões tomadas e os critérios adoptados seriam os mesmos? Claro que não.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)