Vale do Douro

Portugal e Espanha vão investir mil milhões de euros em 10 anos no Vale do Douro

Valladolid, Espanha, 18 Abr (Lusa) - Portugal e Espanha vão investir mil milhões de euros em 10 anos no âmbito do Plano Regional Vale do Douro, que prevê mais de uma centena de projectos transfronteiriços que começarão a ser implementados em 2009.


Dados do plano foram hoje apresentados em Valladolid pelo presidente da Junta de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera e pelo vice-presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, Paulo Gomes.

O projecto será agora apresentado aos primeiros-ministros português e espanhol, José Sócrates e José Luís Rodríguez Zapatero, e ainda ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Herrera explicou hoje que o plano foi desenhado ao longo dos últimos dois anos, "começando a tornar-se realidade em 2009", com acções emblemáticas nas zonas das chamadas Cúpulas do Douro.

Trata-se, segundo explicou Paulo Gomes, do "único projecto à escala europeia" em cooperação transfronteiriça, podendo tornar-se um exemplo de "boas práticas".

Referindo que o Douro é um dos principais canais hidrológicos da Europa, Paulo Gomes recordou que é um "eixo de conexão" entre Portugal e Espanha e, inclusive, no conjunto do sudoeste europeu.

Insistiu ainda que o projecto deve basear-se na inovação, na qualidade e no funcionamento em rede, desde Soria ao Porto.

RTP
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Trata-se de investimentos desejáveis e irrepreensíveis, mas de integração obrigatória numa política regional que ainda não existe e que, por carcaterização das condições de desenvolvimento, deveria mobilizar as populações das Regiões Autónomas de Entre Douro e Minho, para a zonas geográficas do Baixo Douro, e de Trás-os-Montes e Alto Douro, para as zonas geográficas do Douro Superior, Nacional e Internacional.

Assim fosse, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)