A anti-regionalista

Manuela Ferreira Leite rejeita "aventura" da regionalização
"Pessoalmente sou absolutamente contra a regionalização"

A candidata à presidência do PSD Manuela Ferreira Leite assegurou quarta-feira à noite, em Torres Novas, que, sob a sua liderança, o partido não será "com certeza" conduzido na "aventura" da regionalização. Manuela Ferreira Leite respondia à pergunta feita por um dos cerca de duzentos militantes que participaram numa sessão em que foi ouvida e ouviu, um modelo de convívio "mais íntimo" que disse preferir às salas de almoços ou jantares.

Sem nunca se referir aos outros candidatos à liderança do partido, nem à proposta feita terça-feira por Pedro Santana Lopes de criar uma "experiência piloto de regionalização no Algarve", Manuela Ferreira Leite optou por "uma resposta directa a uma pergunta directa".

"Pessoalmente sou absolutamente contra a regionalização", disse, assegurando que não será sob a sua liderança que o partido seria conduzido "nessa aventura".

Lusa

Comentários

Philipp disse…
E agora? Se ela for candidata às Legislativas de 2009 em quem é que eu voto? Não quero votar em alguém que seja "absolutamente contra" a Regioalização. Alguém que nem sequer ponha em cima da mesa essa opção, não merece sequer, a meu ver, discussão.
Pois é caro Philipp, para os verdadeiros regionalistas e ao mesmo tempo simpatizantes do PSD ( e há muitos), no caso desta Senhora assumir a liderança do PSD, o dilema fica instalado.

Este cenário político, a confirmar-se, vem acrescentar muito ruído ao processo da Regionalização.

Cumprimentos,
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Como não tenho vínculos partidários, felizmente, o que não quer dizer que não tenha obrigações políticas, este problema não se me coloca.
Por si só, o dilema constitui um drama político que vai fazer desandar o desenvolvimento, a inovação política e o futuro do País.
A situação ficará tão má que não vale a pena continuar, onde a cera gasta com esta defunta política é de chorar amargamente.

Assim não fosse, mas é.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Caro Anónimo 7RA

Como o meu amigo costuma dizer,

sem mais nem menos.

Cumprimentos,
templario disse…
Meus caros Regionalistas,

Não desanimem. Compreendo que as últimas semanas não têm sido benignas para vossa causa. Muitos de vós se têm tentado escarranchar sobre quem quer que seja que apareça por aí a prometer a repartição da Pátria, o último dos quais foi em AJJardim. Não me levem a mal, mas confesso que tem sido a "cena" que mais me tem divertido pela perversidade que expressa. E já vão dois: AJJardim, LFMenezes; o Presidente do PSD do Porto vive um terrível dilema que, no final vos poderá dar vantagem: ele vai desviar os votos dos regiomalistas do Norte e até pode acontecer que MFL não ganhe.

Se Santana (o "PROPÍCIO") ganhasse é óbvio que não poderia cumprir a promessa, se viesse a ser PM (até me deu um achaque!)de presentear Bota com uma parcela de chão pátrio, o Presidente da República embatucava-o com uma joelhada com um dos seus lindos e esfíngicos sorrisos.

Mas não desanimem: estive ontém em Setúbal no Seminário sobre a Regionalização organizado pela Fundação Friedrich/PS e não me importo nada de vos fazer este favor: Eduardo Cabrita é o tipo em quem devem apostar. O homem está mesmo a ir para a frentex empurrado pelos alemães e espanhóis (daqui mesmo ao lado, Extremadura)e de muitos esfomeados de poder do PS. Se vissem como ele conhece as problemáticas regionais dos países europeus!... Quanto a Portugal só sabe que irá ser um paraíso.Até disse, imaginem, que "TINHA DÚVIDAS QUE A BÉLGICA DEVESSE SER UM PAÍS". Eu tinha decidido fazer um Post sobre isto, mas estou inclinado a desistir, não fosse afectar as relações Luso/belgas...

É uma sugestão amiga: Eduardo Cabrita, Mendes Bota, Elisa Ferreira, Pôncio Monteiro, Pinto da Costa, Loureiros, Fernando Gomes, Miguel Cadilhe, aquele das macacadas que se chama Serrão(!), etc., alguns directores de jornais regionais por via da publicidade... Só que o "PROPÍCIO" não é de confiança para ninguém, tanto mais agora que parece ter uma certa e mística visão para Portugal...

.... caça com um gato.

Agora a sério: MFLeite é uma militante político que muito admiro e OXALÁ GANHE A LIDERANÇA para bem do PSD, da democracia e de Portugal.
É preciso é lutar, persistir e acreditar. Esquecia-me: Vital Moreira, o que estava na Constituinte e deve ter batido palmas ao cerco da AC como fizeram os outros do PCP,partido que quer a regionalização para reforçar a democracia. Como sei que é mentira, mais val um pássaro na mão... Quero a democracia, que de ditadura fiquei de barriga cheia.

Os gulosos por cadeiras de poder são uma maltósia....

Desculpe a brincadeira, Sr. António Felizes. Afinal gosto muito de visitar o seu BLOG onde (confesso) tenho aprendido muita coisa sobre esta problemática. É um bom Blog,mas perderá a sua batalha, lhe asseguro.

Vou continuar a ler as "Cartas" do Padre António Vieira, escritas de Itália. Não sei se conhecem, mas tenho pena de não as ter lido na minha juventude. Recomendo.
Cumprimentos
Caro Templario,

Para mim, como já sabe, é tão legítima a posição dos regionalistas como a dos anti-regionalistas.

Eu tenho como convicção que o melhor para país e para a salvaguarda da unidade nacional, passa por, rapidamente, limitar o centralismo radical vigente e instituir regiões administrativas, que, apesar de solidárias, possam competir entre si de maneira a melhorarem a qualidade de vida dos seus cidadãos.

Cumprimentos,
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,
(e em especial
Caro Templário,

Do seu texto, para os objectivos a prosseguir com a regionalização autonómica, desculpe a insistência mas a convicção muito forte nesta solução política está enraizada na geografia, na história, na antropologia, na economia regional e do desenvolvimento, nem sequer os protagonistas indicados se aproveitam, por constituirem os mais acbados piores exemplos de pensamento e de trabalho em prol da regionalização.
Até mesmo ao citar o Professor Vital Moreira se esqueceu que este prestigiado professor de Direito Constitucional e parecerologista de serviço do actual Governo, pretende uma regionalziação liderada pelo poder central. Por este meio já estão a ver o tipo de regionalização que nos calhará em sorte a qual nunca há-de servir os objectivos políticos do desenvolvimento equilibrado e autosustentado e servirá, obviamente, o aparecimento de novas centralidades (Coimbra, por exemplo) geradoras de assimetrias de segunda geração mas ainda mais requentadas, graves e perigosas que as geradas pelo poder central. Estas assimetrias é que traçarão, em definitivo, a divisão ou o estilhaçamento definitivo do País e a destruição da sua existência histórica tal como no-la foi ensinada ou estudada.
Por tudo isto, será sempre melhor ler os escritos sermonais do Padre António Vieira, para nos alertarem para tudo aquilo que não deveremos fazer ou apoiar na acção política. Mas nunca incluindo aqui aquelas acções que se destinam a assegurar o desenvolvimento equilibrado e autosustentado, com novos protagonistas políticos, proporcionado por uma política de regionalização autonómica.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Não é grave. Manuela Ferreira Leite é uma mulher séria, honesta, competente. Em 2002/3 corrigiu o defice de 4,4 do PS, em 2001, vendeu património, mas cumpriu os 3%, com Bruxelas, coisa que Sócrates não fez em 2005/6. Por isso o processo agora retirado, por só ter cumprido em 2007. É contra a regionalização? Não é grave. Nesta fase, os portugueses precisam é de dinheiro para ir ao supermercado. E que encontrem lá os produtos de que necessitam...
Anónimo disse…
Caro Anónimo,

Neste momento, o que os portugueses precisam é de alguém que os mobilize para os objectivos de desenvolvimento, os quais estão associados, em todas as profissões, a: competência, honestidade, personalidade, capacidade de realização, respeito pessoal e profissional, espírito de serviço, nas organizações públicas mas também nas privadas e BRIO PROFISSIONAL.
Em política, a honestidade é um requisito essencial, mas lembro-me sempre da honestidade inquestionável de Salazar e das condições de sub-desenvolvimento que legou, em quase todos os domínios.
Por isso, por ainda nunca o terem demonstrado, só espero dos actuais políticos, nomeadamente dos que agora se propõem a lideres partidários, muito mais do mesmo: política casuística, a tal que anda só "ao sabor da corrente", própria de políticos-de-turno e não de políticos-estadistas, com subserviência plena ao nosso subdesenvolvimento.
Novos protagonistas políticos e um projecto político inovador e desenvolvimentista, como a regionalização autónomica, revelam o que é necessário realizar.
A condescendência e a intolerância relativamente ao que se encontra mal nunca deu nem continuará a dar bons resultados.
Deveria existir a mesma "condescendência" e "tolerância" na política que existe em relação aos resultados do futebol: "maus resultados, manager logo fora", sem prejuízo de assumpção de todo o tipo de responsabilidades: apuradas, julgadas e condenadas, caso assim seja.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)