Região-Piloto do Algarve


Os autarcas algarvios concordam com a criação de uma experiência piloto de regionalização no Algarve, proposta por Pedro Santana Lopes, mas atiram para a próxima legislatura o início do processo e alguns falam em aproveitamento político do candidato, noticia a agência Lusa.

O candidato a presidente do PSD Pedro Santana Lopes propôs terça-feira, durante a apresentação oficial das linhas de acção da sua candidatura, «criar uma experiência piloto de regionalização no Algarve».

O autarca de Monchique, Carlos Tuta (PS), considera a regionalização piloto «uma ideia bem-vinda», mas lamenta, por seu turno, que Pedro Santana Lopes coloque na agenda um projecto que está «fora de prazo».

O essencial para o autarca de Monchique é que o Governo PS «assuma no início da legislatura de 2009/2013 a regionalização».

O autarca de Faro, José Apolinário (PS), não é contra a possibilidade do Algarve se tornar na região piloto para a regionalização, mas deixou claro que nesta legislatura tal não será possível devido à imposição da simultaneidade prevista na Constituição da República Portuguesa (CRP).

«Julgo que a questão da regionalização deve ser retomada na próxima legislatura e entendo que o Algarve não deve descartar a ideia de ser uma região piloto mesmo que isso signifique uma alteração da Constituição Portuguesa», defendeu Apolinário.

Para José Apolinário é impreterível que tanto PS como PSD se comprometam a relançar o tema da regionalização, contudo observou que tal só será possível na próxima legislatura, pois «nos tempos mais próximos essa proposta tem um handicap».

Já o líder da autarquia de Portimão, Manuel da Luz (PS), diz, por seu turno, que a ideia já devia ter sido posta no terreno, porque o Algarve reúne «todas as condições» para se testar a regionalização, a nível geográfico, político e administrativo.

Na autarquia de Loulé, o autarca Seruca Emídio (PSD) também defende que a regionalização deva arrancar no Algarve, contudo observa que o país e o próprio PSD «têm temas mais sérios para debater neste momento que não a regionalização».

«Era um bom tubo de ensaio começar pelo Algarve [a regionalização]. Faz todo o sentido, é natural o Algarve ser a região piloto porque está geograficamente delineada e há uma identificação muito grande dos algarvios em termos culturais e geográficos», explica Seruca Emídio.

O autarca de Aljezur, Manuel Marreiros (PS), também aceita a experiência piloto, mas coloca «reservas quanto à paixão» anunciada por Pedro Santana Lopes.

«Isso é um assunto previsto na CRP e se não está executado é por culpa do PS e PSD. Não sou contra [a regionalização], mas só acredito vendo», declara.

O presidente da Câmara de Tavira, Macário Correia (PSD), referiu que a proposta de Santana Lopes já faz parte do «património da família social-democrata» e congratulou-se com o facto da «classe política de Lisboa» dar razão às reivindicações dos algarvios.

no, "Portugal Diário"

Comentários

Anónimo disse…
caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Se tais iniciativas de integrarem numa verdadeira POLITICA REGIONAL, transversal a toda a sociedade portuguesa, integrada nos altos designios nacionais a elegar para o efeito e prevendo a criação e implementação exigente das 7 Regiões Autónomas, será uma iniciativa a louvar e a apoiar.
De contrário, não.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menso.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)