Turismo

Norte supera todas as metas

O Porto e o Norte de Portugal ultrapassaram os objectivos definidos em termos turísticos no ano passado e iniciaram o ano de 2008 com um nível de crescimento que prova que a região tem “competitividade”. As novas rotas aéreas do Aeroporto do Porto são o grande chamariz.

A região de turismo do Porto e Norte de Portugal superou em 2007 todas as metas definidas no Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT) e tem sido em 2008 das mais dinâmicas do País, segundo a agência regional ADETURN. De acordo com o presidente desta agência, Jorge Osório, em 2007 a região Porto e Norte “ultrapassou os três números que lhe tinham sido definidos pelo PENT para o total de hóspedes, dormidas e receitas”. As dormidas progrediram 12,55 por cento face a 2006, enquanto os hóspedes cresceram 11,09 por cento e as receitas aumentaram mais de 12 por cento, para cerca de 206 milhões de euros.

Para este ano, os objectivos da ADETURN apontam receitas superiores a 232 milhões de euros, que se espera que aumentem para 257 milhões em 2009. Segundo dados da ADETURN, nos primeiros três meses de 2008 a região tem vindo a manter o crescimento quer a nível de dormidas, quer de hóspedes e receitas.

As dormidas aumentaram a um ritmo de 10,3 por cento em Janeiro, 11,6 por cento em Fevereiro e 16 por cento em Março, enquanto os hóspedes evoluíram 10,8 por cento, 9,2 por cento e 12,9 por cento, respectivamente. Já as receitas cresceram dois por cento em Janeiro, para 11,2 milhões de euros, 5,2 por cento em Fevereiro, para 11,8 milhões de euros, e 8,8 por cento em Março, para 15,2 milhões de euros.
(...)

Primeiro Janeiro
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Todos estes objectivos mais que atingidos, superados, mesmo com a cidade património mundial do Porto, na zona histórica, a cair aos bocados e com o Ministro da Economia mais preocupado em promover a "West Coast".
Na verdade, é obra. Imaginem que seria possível decidir a regionalização autonómica, neste momento; as perspectivas que não seriam abertas em termos do desenvolvimento turístico e de tirar das cadeiras do poder os autarcas que estão mais preocupados com as corridas de automóveis e as brincadeiras de aviões do que com a recuperação sério do património já construido e que faz parte da memória das cidades.
Seria bom que acontecesse.

Sem mais nem menos.

Añónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)