NUT III Douro

Reunidos na NUT III Douro

Associação vai substituir ComUrb Douro

Dezanove municípios durienses estão a aprovar a adesão à Associação de Municípios da NUT III Douro, que vai substituir a Comunidade Urbana do Douro (ComUrb Douro) que teve uma actividade praticamente nula desde a sua constituição em 2004.

Manuel Martins, presidente da Câmara de Vila Real e da comissão instaladora da ComUrb Douro, referiu que esta comunidade, que juntava 14 municípios, foi extinta e está a ser substituída por um órgão equivalente”. “No seu lugar está a nascer a Associação de Municípios da NUT III Douro, embora ainda não saibamos muito bem o que é que a lei prevê para ela”, salientou.

Segundo o autarca, apenas “dois ou três” dos 19 municípios da NUT III Douro é que ainda não aprovaram a adesão à nova associação nos respectivos executivos municipais.

Em Vila Real, a adesão será debatida na próxima reunião da assembleia municipal. A ComUrb Douro foi constituída em Junho de 2004 e as eleições para a direcção desta comunidade realizaram-se no final desse ano.

No entanto, devido às eleições legislativas e à intenção do PS de acabar com o processo de criação das comunidades urbanas, a ComUrb Douro ficou, segundo o autarca, em suspenso até que veio a ser extinto.

A ComUrb Douro contava com a participação das autarquias de Murça, Sabrosa, Vila Real, Mesão Frio, Peso da Régua, Alijó, Santa Marta de Penaguião, Lamego, Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira, Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo, que fazem parte dos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda.

Esta comunidade recebeu cerca de 250 mil euros por parte da Direcção-Geral da Administração Local, sendo que cerca de 50 mil euros foram investidos na realização de um estudo. Os restantes 200 mil euros vão transitar para a nova associação.

O estudo, realizado pela Quaternaire, empresa especializada em desenvolvimento regional, define questões municipais e intermunicipais “essenciais” para o desenvolvimento deste território.

Segundo Manuel Martins, este “plano de acção para o Douro serviu de base para a elaboração de um outro documento, o Programa de Acção Intermunicipal de Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade do Douro, que foi apresentado ontem, em Vila Real.

Centros escolares

Neste programa, as autarquias estabelecem como prioridade a construção de centros escolares, um por sede de concelho, excepto Vila Real com dois.

A estratégia passa também por resolver os problemas de mobilidade e conectividade entre os concelhos, por isso defende a criação de uma sistema de transportes colectivos, com enfoque no ferroviário, por concluir a rede de bibliotecas municipais, a implementação de um programa cultural em rede e a consolidação da rede de núcleos museológicos do Museu do Douro.

Fonte "Diário Trás-os-Montes"
.

Comentários

Anónimo disse…
Estão a ver, agora, as ComUrb a ser substituidas por Associações não sei de quê, daqui por mais alguns meses, as Associações a revelarem-se ineficazes e estatutariamente insuficientes para responder a desafios políticos de desenvolvimento e assim por diante até à desorganização total.
Só lamento que andem a perder tempo, a gastar recursos humanos, materiais e financeiros com soluções que nunca perderam de vista interesses particularizados, mas nunca tiveram capacidade de vislumbrar objectivos políticos de maior alcance para que seja possível pensar e accionar as ideias com peso, conta e medida e não o fazer como tem sido habitual: à pressa e de afogadilho, como se estivessem a desflorar uma virgem inexperiente e estúpida.
Não percam mais tempo e sejam eficazes nas acções a implementar, tanto em termos organizativos como políticos. Para essa finalidade só existe uma solução: criação e implementação de 7 Regiões Autónomas no território continental, com os Municípios a desenvolver uma acção cada vez mais reforçada e localizada, no quadro das políticas regionais e diferenciadas.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)