Regionalizar é Preciso!

«ao que o PÚBLICO conseguiu apurar, o pomo da discórdia entre o director do IINL e o ministério de Mariano Gago tem a ver com o financiamento do laboratório. O Governo quereria centralizar decisões relativas à aplicação do dinheiro e o responsável do IINL temia que o laboratório servisse apenas como receptor dos fundos, que seriam reencaminhados para a administração central.» [Samuel Silva, Público]
A demissão do Professor Carlos Bernardo da Direcção do Instituto Ibérico de Nanotecnologia vem demonstrar, até aos mais cépticos, que a força centralista dos nossos governantes já não se resolve com um tratamento qualquer.

Enquanto Portugal não for definitivamente regionalizado, distribuindo verbas e as competências pelos governos regionais, a deriva controladora centralista permanecerá bem viva. Ao contrário do que
escreve o João Marques, a regionalização é precisamente a única reforma política capaz de dotar as populações de instrumentos de acção capazes de resistir à falta de vontade do poder alapado em Lisboa.

Comentários

Anónimo disse…
«Dois estudos sobre a mesma matérias, duas conclusões diametralmente opostas, a mesma autora. No estudo encomendado pela ANA - Aeroportos de Portugal, a Boston Consulting Group (BCG) considera que uma gestão independente do aeroporto Sá Carneiro seria prejudicial para os contribuintes e para os passageiros.

Em simultâneo, a mesma BCG, desta vez num estudo pago pelo consórcio formado pela Sonae e a Soares da Costa, defende a separação do aeroporto do Porto da rede da ANA, sustentando que o modelo de gestão autónoma desta infra-estrutura é a que melhor defende os interesses da região Norte, dos contribuintes e dos passageiros.

"Estamos perplexos. Como é possível que a mesma entidade chegue a duas conclusões diferentes?", começou por reagir fonte do consórcio privado nortenho ao Jornal de Negócios.»

In Jornal de Negócios
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Ainda bem que a novela do Aeroporto de Pedras Rubras e a concumitante maior eficácia e eficiência da gestão privada chgeou ao fim.
Espero ainda que tenha terminada a triste lengalenga criada em seu redor pelas "Altas Autoridaedes Metropolitanas do Porto e Arredores" e proponho que seja construído outro aeroporto nesta região que possa concorrer com o da ANA e, já agora com o novo de Lisboa.
Aí é que veria quem tem CABEDAIS verdadeiras para esse VERDADEIRO EMBATE DE CONCORRÊNCIA E DE RELANÇAMENTO DO DOMÍNIO AÉREO CIVIL DO NOROESTE PENINSULAR.
Agora, "herdar" o que ja existe e bem, não seria vantagem nenhuma, nem criaria valor. Tratar-se-ia apenas de transferência de valor e nada mais.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

PS - A propósito; o que queriam que dissesse o estudo da BCG?