Autonomias

por, hfrsantos

Os Açores e a Madeira teem uma mentalidade autónoma enraizada na cultura popular e sobretudo na cultura politica.

Esta mudança de mentalidade fez-se em apenas 30 anos de Regionalização e 9 Governos Regionais nos Açores e na Madeira sempre com o mesmo presidente do Governo da Região.

Creio que o novo Estatuto Politico vem somente trazer uma melhor definição do grande progresso que foi a instauração de Autonomia Administrativa e Legislativa nas Regiões dos Açores e Madeira.

A chave do sucesso da qualidade de vida dos Açorianos e Madeirenses, sucesso das empresas regionais e da economia e turismo são esses Governos Regionais eleitos pela população local e que gerem a Região a nível supramunicipal como um todo.

No continente a cultura da autonomia ainda não esta instalada no povo e começa agora a instalar-se em alguns políticos pelo que muitos opinam sobre o novo Estatuto Politico da Região Autónoma dos Açores como se fosse uma declaração de independência o querer aclarar as definições do Estatuto atual para melhor poder gerir a Região dos Açores com 9 ilhas e isolada no meio do atlântico.

Espero que haja o acordo possivel sempre salvaguardando o interesse da Autonomia da Regiao dos Açores que é o que lhe permite passar por estes tempos de crise no continente de forma relativamente estavel.

Estabilidade para uma região de Portugal significa menos problemas para 7 a 8% dos portugueses que vivem nessa Região.

Infelizmente no continente não há Regiões Administrativas com os respetivos Governos Regionais para alguém Governe Portugal em tempos de crise como a que sucedeu depois da queda do Governo Central. Ou que ajude a melhor gerir a despesa publica, com melhor fiscalização dos gastos e investimento publico de melhor qualidade para que deixe de existir défice no continente, como por vezes não existe na Madeira ou nos Açores.

Regionalização é a forma de organização politica que melhor responde as necessidades de gestão supramunicipal na Europa e em Portugal nas regiões dos Açores e Madeira.
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Os aspectos positivos da regionalização só não vê quem não quer ou não está minimamente interessado em ver.
Neste blogue já foram alinhados todos (ou quase todos) os argumentos favoráveis à criçã das Regiões, sempre Regiões Autónomas e NUNCA regiões administrativas.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)